Toca da Raposa I

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Revisão de 16h51min de 10 de abril de 2018 por SidneyJunior89 (discussão | contribs) (Inclusão de link)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Fachada da Toca da Raposa I em março de 2014.

A Toca da Raposa I é um centro de treinamento do Cruzeiro, localizado em Belo Horizonte. Construído em um terreno de 53 mil metros quadrados, o complexo disponibiliza aos atletas e Comissão Técnica das categorias de base do Cruzeiro quatro campos de treinamentos, vestiários, sala de musculação e departamento médico. Um pavilhão de 100x25 metros abriga o hotel com 18 apartamentos, cinema, salão de jogos e os escritórios administrativos.


Histórico

Inaugurada em 3 de fevereiro de 1973, tornou-se o primeiro centro de treinamentos projetado exclusivamente para concentração de uma equipe de futebol no Brasil.

A Toca da Raposa I recebeu a Seleção Brasileira por três vezes. Em duas ocasiões nos preparativos para as Copas do Mundo de 1982 e 1986 e ainda a Seleção Brasileira de Novos, que venceu o Pan-americano de Indianápolis em 1983.

Com a inauguração da Toca da Raposa II em 2002, a Toca I passou a ser utilizada exclusivamente pelas categorias de base do Clube e para o intercâmbio internacional de atletas em formação, principalmente do Japão e Coréia.

Além da estrutura esportiva, a Diretoria cruzeirense também se preocupa com a formação educacional dos atletas. Funcionando desde 2001 nas dependências da Toca da Raposa I, os garotos da base podem contar com a Escola Alternativa com ensino Fundamental e Médio, com carga horária específica para os 200 alunos/atletas.

Localização

  • Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.100 - Bairro Bandeirantes (Pampulha)
    CEP 31.365.450
    Belo Horizonte - MG