Portal:Jogadores

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Portal de Jogadores

Pictograma Goleiro.png     Pictograma Lateral.png     Pictograma Zagueiro.png     Pictograma Meia.png     Pictograma Atacante.png

Este portal pretende reunir informações sobre os atletas que já atuaram ou ainda atuam no Cruzeiro Esporte Clube!
Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Futebolistas
Jogadores do Cruzeiro em treinamento na Toca da Raposa II.

Futebolistas, ou simplesmente Jogador de Futebol, é um atleta profissional de futebol e cuja prática do esporte coletivo é fundamental. Estes trabalhadores são contratados por clube de futebol.

Até a década de 1930, mais precisamente até 1937, a CBD (atual CBF) era contra o regime profissional. Sendo assim, maioria absoluta dos clubes eram amadores com jogadores tendo outras profissões além do futebol. Um dos maiores exemplos disso foi o goleiro Geraldo II que, além de atuar nos gramados pelo Palestra Itália/Cruzeiro, também era pedreiro e ajudou nas obras do Barro Preto.

Para a prática do futebol, exige-se que os atletas usem as roupas com as mesmas cores. Os uniformes do Cruzeiro, desde que o clube mudou de nome em 1942, são de predominância azul. Antes da imposição de mudança pelo governo federal, o ainda Palestra Itália usou uniformes verdes e até tricolores em referência à Itália. O segundo uniforme de jogo foi estreado em amistoso contra o Sete de Setembro, em 20 de abril de 1950. O goleiro é o único atleta que joga com camisa diferente do restante do time justamente por ser o único atleta que pode pegar a bola com a mão.

O final da carreira de um futebolista dá-se em meados de sua terceira década de idade. Com a diminuição de sua potência física com o passar do tempo, entre 33 e 38 anos, muitos jogadores param de atuar profissionalmente. Após encerrar as atividades de jogador, grande parte abandona completamente o meio esportivo. No entanto, outra parcela ainda segue participando do cotidiano do futebol, principalmente como treinador.

Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Posições no Campo

As posições no futebol designam os jogadores a realizar uma determinada função no campo, buscando explorar as suas principais características, normalmente associada ao esquema tático utilizado. Basicamente se divide em 4 posições: goleiro, defesa, meio-campo e ataque. Cruzeiropédia detalha em 6 posições e ilustra com o respectivo jogador da posição no elenco atual com mais partidas:

Fábio.png Léo.png Egidio.png Henrique.png DeArrascaeta.png RafaelSobis.png
Goleiro Zagueiro Lateral Volante Meia Atacante
Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Jogadores em Destaque
Sorín após o Penta do Cruzeiro.

Juan Pablo Sorín (imagem ao lado), mais conhecido como Sorín ou ainda Juampi (na Argentina), é um ex-jogador de futebol argentino que atuou na lateral. Jogou no Cruzeiro nos períodos de 2000 a 2002, 2004 e 2008 a 2009. É o quarto estrangeiro que mais atuou com a camisa celeste com 127 jogos.

Roberto Alfredo Perfumo, mais conhecido como Perfumo ou ainda El Mariscal (na Argentina), foi um ex-jogador de futebol argentino que atuou na defesa como zagueiro. Jogou no Cruzeiro entre 1971 e 1974. Foi com 141 jogos, por mais de 40 anos, o estrangeiro com mais jogos pelo Cruzeiro de forma isolada, antes do uruguaio De Arrascaeta alcançar e empatar a marca em 17 de janeiro de 2018 (superou em 24 de janeiro).

Além do Cruzeiro, ambos defenderam as cores do River Plate: Sorín entre 1996 e 2000, antes de ser transferido ao clube celeste; e, Perfumo entre 1975 e 1977, foi transferido da Raposa para Los Millonarios, antes do Cruzeiro e do Racing ele tinha atuado na base da La Banda Roja.

Em 2015, antes da vitória de 1 a 0 contra o River Plate no Monumental de Núñez pela Libertadores daquele ano, Sorín e Perfumo foram homenageados (imagem abaixo) pelos dois clubes com placas em reconhecimento às trajetórias com as duas camisas.

Sorín e Perfumo foram homenageados com camisas de Cruzeiro e River Plate.

Assim como o histórico zagueiro, o lateral também foi convocado para uma Copa do Mundo enquanto estava no Cruzeiro. Enquanto o ex-defensor foi convocado para a Copa na Alemanha em 1974, o ex-lateral foi convocado para a Copa de Coreia/Japão em 2002. Os dois são os únicos argentinos que foram convocados para Copa do Mundo enquanto estavam no Cruzeiro e, em ambos os casos, a Seleção Argentina não venceu o torneio.

Ver artigos principais: Juan Pablo Sorín e Roberto Alfredo Perfumo

Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Elenco/Poster em Destaque
19900603 Campeonato-Mineiro.jpg

Campeonato Mineiro 1990 foi uma edição do torneio estadual que foi organizado pela FMF. Regulamento daquele ano previa campeões dos dois turnos se enfrentando na final. O Cruzeiro venceu o 1º turno e o Atlético-MG o 2º turno. Na grande final (time titular na imagem acima), melhor para o Maior de MG que venceu o jogo por 1 a 0 no Mineirão e sagrou-se campeão.

Ver artigo principal: Campeonato Mineiro 1990

Em toda a história do Cruzeiro (incluindo o período do Palestra Itália) apenas 3 atletas fizeram mais de 200 gols com a camisa do clube - não à toa que os 3 estão entre os maiores ídolos de todos os tempos.

Atualizado no dia do último jogo considerado: 26/01/2003 - Nacional-UB 1 x 2 Cruzeiro
Pos. Jogador Gols
1 Tostão 249 Gol aos do
2 Dirceu Lopes 223 Gol aos do
3 Niginho 207 Gol aos do
4 Bengala 168 Gol aos do
5 Ninão 167 Gol aos do
6 Marcelo Ramos 162 Gol aos do
7 Palhinha 145 Gol aos do
8 Alcides 144 Gol aos do
9 Joãozinho 118 Gol aos do
10 Raimundinho 112 Gol aos do

Ver anexo: Maiores artilheiros do Cruzeiro

Em toda a história do Cruzeiro (incluindo o período do Palestra Itália) apenas 7 atletas fizeram mais de 500 jogos com a camisa do Cruzeiro - não à toa que são considerados ídolos do clube. Desde 2016 os jogadores com mais de 300 jogos usam o Patch Definitivo com o selo da centena de jogos que já fez pelo clube.

Atualizado no dia do último jogo considerado: Cruzeiro Escudo Cruzeiro.png 3x2 Escudo Botafogo.png Botafogo - 14/04/2024
Pos. Jogador Posição Jogos
1 Fábio Goleiro 976
2 Zé Carlos Meio-Campo 633
3 Dirceu Lopes Meio-Campo 610
4 Piazza Meio-Campo 566
5 Raul Plassmann Goleiro 557
6 Eduardo Amorim Meio-Campo 556
7 Vanderlei Lázaro Lateral Esquerdo 538
8 Joãozinho Ponta-Esquerda 485
9 Palhinha Centroavante 457
10 Ademir Meio-Campo 442

Ver anexo: Jogadores que mais vestiram a camisa do Cruzeiro

Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Escudo Cruzeiro Estrelas Brancas.png
Zagueiros Artilheiros

Apesar de serem jogadores defensivos, alguns zagueiros se destacam, também, por fazerem gols, principalmente em lances de falta ou escanteio.

Atualizado no dia do último jogo considerado: Cruzeiro Escudo Cruzeiro.png 3x2 Escudo Botafogo.png Botafogo - 14/04/2024
Pos. Jogador Jogos Gols
1 Geraldão 170 30 Gol aos do
2 Cris 260 25 Gol aos do
3 Léo 401 Gol aos do

Ver artigo principal: Números Históricos