Pedro Lourenço de Oliveira

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Revisão de 12h30min de 26 de agosto de 2020 por Camponez (discussão | contribs) (+ref)
Pedro Lourenço

Pedro Lourenço empresário é dono da rede Supermercados BH que fundou em 1996[1]. Conselheiro do Cruzeiro, Pedro sempre esteve envolvido com o Cruzeiro em patrocínios com a marca do Supermercados BH estampados na camisa do clube[2][3][4].

No dia 11 de outubro de 2019, logo depois de assumir a Gestão de Futebol, Zezé Perrella disse que o Pedro Lourenço Júnior iria ser o seu assessor até o fim de 2019[5][6].

No dia 21 de outubro Pedro Júnior disse que não poderia assumir o cargo por compromissos com o Supermercado BH[7].

Após a confirmação do rebaixamento do Cruzeiro para a série B 2020, o nome do Pedro Lourenço ficou mais forte para assumir um Conselho de Notáveis que substituiria a diretoria do presidente Wagner Pires de Sá.

No dia 18 de dezembro, em entrevista, disse que as primerias medidas a serem tomadas seriam: Redução de 50% do quadro de funcionários, criação de um fundo de credores, diminuição da folha em R$ 11 milhões, volta de Alexandre Mattos ao futebol. Também mandou um recado para os jogadores que ganhavam altos salários no clube: Esses medalhões têm que sair todos. Eles têm que entender que o clube quebrou, que não tem dinheiro e que não vão receber se ficarem aqui. Têm que arrumar outro clube para jogar[8].

Outros pontos também levantados[8]:

  • Saída de toda a diretoria Wagner Pires de Sá
  • Demissão de diretores com salários altos, tem funcionário que ganha acima de mercado, tem 700 funcionários
  • Recuperação judicial

No dia 23 de dezembro, durante a reunião do Conselho de Notáveis, foi eleito o novo Vice-Presidente de Futebol e teve como primeira meta, por em dia os salários de todos os funcionários (exceto jogadores) até o dia 1 de janeiro de 2020[9].

Saída

No dia 9 de janeiro de 2020 anuncia[10] sua saída do Cruzeiro. No seu lugar foi definido o nome de Carlos Ferreira Rocha[11].

- Com muita tristeza comunico meu desligamento do Conselho gestor do Cruzeiro. Quero pedir desculpas a torcida por esse momento tão difícil que nós vivemos. Estou com a torcida, não vou abandonar o cruzeiro, não vou tirar patrocínio, vou ajudar no que for preciso, mas não como gestor, Pedro Lourenço na sua saída[12][13].


Comunicado-Pedro-Lourenco.png

Homenagem

No dia 25 de agosto de 2020 recebeu maior honraria do clube, o Raposão de Ouro. Emocionado, Pedro Lourenço destacou sua relação com o Cruzeiro, lembrou da tristeza com o rebaixamento e cobrou mais união do conselho deliberativo.

"Toda vez que faço algo pelo Cruzeiro, eu penso nos meus filhos. A tristeza que passamos no ano passado, minha netinha de sete anos chorando no dia. Foi muito humilhantre deixar chegar no que aconteceu no ano passado. Isso serve de lição para que não deixemos que isso aconteça mais. Nós temos que unir forças, e trazer o cruzeiro para o lugar que ele merece. O que eu sinto é o que todos os cruzeirenses sentem. É muita satisfação, orgulho, poder ajudar o Cruzeiro, mas aquilo me tocou no ano passado, ver a torcida chorando, sendo que muitos cruzeirenses que temos, que poderiam ter ajudado o clube mais, emprestar o dinheiro, se vai receber é outra coisa", disse Pedro Lourenço.

"Acho que tem muita gente que tem condição que poderia ajudar o Cruzeiro mais. Esperamos que enquanto eu tiver vivo, nunca mais passemos por isso (rebaixamento à divisão). O que temos que fazer agora é tirar o Cruzeiro dessa situação tão triste. O que eu faço para o Cruzeiro é com amor, o Gilvan (de Pinho Tavares, ex-presidente) está lá de testemunha. Tem muitos conselheiros que acham que eu levei vantagem, sempre abri mão de muita coisa, se tiver que abrir mão de mais coisa eu vou abrir", acrescentou o conselheiro nato do clube[14][15][16].

Referências

  1. História do Supermercados BH
  2. Rede Supermercados BH aumenta patrocínio ao Cruzeiro e também estampará marca nas mangas da camisa
  3. Cruzeiro acerta novo contrato de patrocínio com Supermercados BH
  4. CLUBE FAZ NOVO ACORDO DE PATROCÍNIO COM A REDE DE SUPERMERCADOS BH
  5. Zezé Perrella revela que filho de patrocinador será assessor do futebol do Cruzeiro
  6. Perrella é apresentado como novo gestor do Cruzeiro e terá filho de 'Pedro BH' como auxiliar
  7. Filho de Pedro Lourenço recusa convite, e Perrella nomeará outro membro para Conselho Gestor do Cruzeiro
  8. 8,0 8,1 Pronto para assumir, Pedro Lourenço faz apelo à torcida, quer Mattos e mudanças no futebol e aponta caminhos para reerguer Cruzeiro
  9. Reunião define novo organograma da gestão do Cruzeiro; veja quem assume
  10. Pedro Lourenço deixa o Departamento de Futebol, mas segue apoiando o núcleo de gestores do Cruzeiro
  11. Cruzeiro define Carlos Ferreira Rocha como novo 'interlocutor' do Conselho Gestor com o departamento de futebol
  12. Pedro Lourenço anuncia saída do Cruzeiro: "Seguirei sendo parceiro do clube
  13. Conselho Gestor sofre baixa, Pedro Lourenço deixa o Cruzeiro e leva Mattos à reboque
  14. Pedro Lourenço recebe o Raposão de Ouro: 'O que faço para o Cruzeiro é com amor'
  15. Pedrinho é homenageado com Raposão de Ouro e diz: ‘Tem muito cruzeirense que pode ajudar o clube’
  16. Grande parceiro do Cruzeiro, empresário e conselheiro Pedro Lourenço é homenageado com o Raposão de Ouro