Nelson Ernesto Filpo Nuñez

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Revisão de 11h34min de 17 de setembro de 2020 por Camponez (discussão | contribs) (Substituição de texto - "{{StatsTreinadorAutomatico" por "{{Info/Treinador")

[edit]

Icone-Treinador.png
Filpo Nuñez
Números totais
Número de jogos 30 (Oficial: 19 / Amistoso: 11)
Vitórias 11
Empates 8
Derrotas 11
Gols pró 64 (média: 2.13 )
Gols contra 46 (média: 1.53 )
Aprov. em pontos 45,56%
Aprov. de vitórias 36,67%
Último jogo considerado
Cruzeiro Escudo Cruzeiro BH.png 1x2 Escudo Internacional.png Internacional - 04/11/1970
Substituiu Foi substituido por

Niginho Bengala
Ílton Chaves Ílton Chaves

Nelson Ernesto Filpo Nuñez nasceu em Buenos Aires na Argentina em 19/08/1917; faleceu em São Paulo/SP em 07/03/1999.

Filpo Nuñez foi o segundo estrangeiro a trabalhar como treinador No Cruzeiro.


Foi indicado pelo treinador Martim Francisco ao Cruzeiro, em julho de 1955. O clube estrelado estava revertendo toda a sua arrecadação na construção da sede social e não tinha dinheiro para contratar um treinador e jogadores renomados. O treinador Niginho, que vinha dirigindo a equipe em regime de colaboração, havia deixado o cargo, desgastado, após a perda do título de 1954 para o Atlético. Filpo só queria uma chance de treinar um clube no Brasil e até se ofereceu para trabalhar de graça para mostrar o seu valor. Em seu currículo constava trabalhos em clubes do Uruguai, Chile e Argentina.

O desconhecido treinador assinou contrato em 6 de julho 1955 por um ano com salário de Cr$15 mil mensais mais Cr$50 mil de prêmio em caso de título. Era chamado pela imprensa de Belo Horizonte de Nelson Filpo.

Logo, em seu primeiro dia de treino, diagnosticou um dos problemas que passaria a enfrentar: a preparação física. “Não sei como eles (o plantel) estavam conseguindo jogar. É de dar pena o estado físico dos jogadores” - declarou. Também pediu que a diretoria solucionasse a reforma dos contratos de alguns jogadores.

Sua estreia foi pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro de Futebol de 1955, quando o Cruzeiro perdeu para o Villa Nova, da cidade de Nova Lima, Estado de Minas Gerais, por 5 x 2, em partida realizada no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima.

Sob o seu comando o time sofreu uma sequência de derrotas e terminou o primeiro turno do Campeonato na penúltima colocação.

Após um início ruim de segundo turno, Nelson Filpo teve o seu contrato rescindido em 16 de outubro de 1955, após a derrota por 3 x 2 para o Democrata, da cidade de Sete Lagoas, em partida válida pela 2ª rodada do 2º turno do Campeonato Mineiro de 1955 e realizada no Estádio José Duarte de Paiva, em Sete Lagoas.

Na primeira passagem sob o comando de Filpo Núñez foram 18 partidas.

Em 2 de dezembro de 1955 se ofereceu à nova diretoria, que acabara de assumir, para voltar a dirigir o time. Mas não foi contratado.

Sua segunda passagem pelo comando técnico do Cruzeiro foi em 1970, mas desta vez, como técnico renomado e nacionalmente conhecido como Filpo Nuñez. Teve uma passagem vitoriosa pelo Palmeiras, nos anos 1960, no time que ficou conhecido como “Academia”. Antes de vir para o Cruzeiro, Filpo teve uma passagem pelo Coritiba e foi recebido com muita festa na sede do Barro Preto, junto com o supervisor Flávio Costa, que também havia sido contratado. “Vou transformar o Cruzeiro no maior time do mundo”, prometeu.

Sua segunda passagem começou em 16 setembro de 1970, na derrota (2 a 1) para o Sport Juiz de Fora, pelo Campeonato Mineiro, no Mineirão. Para o Campeonato Brasileiro avisou que iria adotar a tática do carrossel com os jogadores do meio e do ataque se movimentando sem guardar posição. Queria ver Tostão se deslocando para fora da área, como fazia na Seleção, para abrir espaços para as entradas de Zé Carlos e Dirceu Lopes. A tática deu certo em alguns jogos, mas o excesso na troca de passes irritou a torcida que, de forma impiedosa, passou a chamá-la de carroção. A sequência de jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro passou a preocupar a diretoria. Tostão elogiou o sistema do treinador e pediu um tempo para o time assimilá-lo, mas a diretoria cedeu às pressões e o demitiu, após a derrota (2 a 1) para o Internacional, no Mineirão, em 4 de novembro de 1970. “Não sou milagroso. Não podia melhorar o time com os seguidos jogos do Campeonato Brasileiro. Saio tranquilo. Não quero nem a minha indenização” – desabafou. A segunda passagem de Filpo Nuñez durou apenas 40 dias.

No total foram 30 jogos sob o comando do argentino, sendo 12 vitórias, sete empates e 11 derrotas.

Faleceu em São Paulo, em 7 de março de 1999 vitimado por um ataque cardíaco.

Referências