Mundial de Clubes 1997

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Revisão de 08h21min de 10 de julho de 2020 por Camponez (discussão | contribs) (+jogo e ver também)
Bandeira Terra.png


O Mundial de Clubes 1997, oficialmente Copa Europeia/Sul-Americana Toyota 1997 por motivos de patrocínio e também chamado de Copa Intercontinental 1997, foi a 36ª edição do torneio mundial de clubes. Esta foi a 2ª participação do Cruzeiro na competição.


Como Chegou

Lance do jogo no Japão.

O Cruzeiro se credenciou a disputar a Copa Europeia/Sul-Americana 1997, nome oficial do Mundial Interclubes, naquele ano disputado em jogo único no Japão entre os campeões da Europa e da América do Sul.

O Borussia Dortmund é um dos clubes de maior torcida da Alemanha, mas até 1997 não havia conseguido nenhum título de grande expressão continental. Mas com um time com grandes jogadores como Júlio César, Andreas Möller e Stéphane Chapuisat, o clube auri-negro conseguiu o bicampeonato alemão (1995 e 1996) e a conquista da Liga dos Campeões da UEFA em 1997 (vencendo os campeões da edição anterior Juventus).

Histórico

O Cruzeiro, comandado pelo goleiro Dida, conseguiu seu segundo título da Copa Libertadores da América 1997 e tentaria conseguir o título que deixou escapar 21 anos antes para outra equipe alemã, o Bayern Munique. Mas com uma campanha fraca no Campeonato Brasileiro daquele ano, Paulo Autuori, técnico campeão da Libertadores, foi substituído por Nelsinho Baptista. O Cruzeiro também trouxe somente para a disputa alguns jogadores como o zagueiro Gonçalves e os atacantes Donizete Pantera e Bebeto, o que desmantelou a base da equipe campeã da América.

O que foi dito

“Foi uma situação constrangedora, mas quando eu cheguei em Belo Horizonte, eu achei que o Cruzeiro tinha me contratado para reeditar a dupla de zaga campeã do Brasil em 1995, com o Gottardo. Mas para a minha surpresa, quando eu assinei o contrato, a diretoria me falou que eu estava indo para substituí-lo, para mim foi constrangedor. Mesmo estando com ele depois, nunca conversei isso com o Gottardo. Não sei quais foram as divergências que ele teve com a diretoria do Cruzeiro”[1]

Vídeos

1º tempo completo.
2º tempo completo.
Melhores momentos.

Jogos

Legenda
Vitória Empate Derrota

Ver também

Referências