Hércules Brito Ruas

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Revisão de 08h50min de 17 de outubro de 2019 por Camponez (discussão | contribs) (Criou página com ' ===Como Treinador=== {{StatsTreinadorAutomatico |tecnico = {{PAGENAME}} |nome=Brito |tecnico_anterior0 = <small>1982</small> Didi |tecnico_posterior0 = Yustrich <sma...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar


Como Treinador[editar]

[edit]

Sem imagem
Brito
Números totais
Número de jogos 13
Vitórias 6
Empates 1
Derrotas 6
Gols pró 15 (média: 1.15 )
Gols contra 16 (média: 1.23 )
Aproveitamento em pontos 48,72%
Aproveitamento de vitórias 46,15%
Último jogo considerado
Cruzeiro 0x1 Anapolina - 20/03/1982
Substituiu Foi substituido por

1982 Didi Yustrich 1982

Hércules Brito Ruas, ou apenas Brito, foi anunciado, em 22 de janeiro de 1982, como o novo treinador do Cruzeiro. A indicação de Brito surgiu de forma inusitada. O presidente Felício Brandi estava frustrado com as tentativas de contratar Daltro Menezes, do Vitória, e se reuniu com o plantel pedindo que indicassem outro treinador e os jogadores elegeram Brito.

O Cruzeiro era o primeiro grande desafio da carreira do treinador de 42 anos, que só havia dirigido o Democrata de Valadares e o Bonsucesso-RJ. Brito chegou ao Barro Preto, no dia 23 de janeiro, e foi recepcionado por Nelinho, seu parceiro de peladas nas praias cariocas. “Você está vindo dirigir um time médio de um clube grande”, avisou o lateral. O Cruzeiro de 1982 não era mais aquele que Brito defendeu como jogador em 1970. O clube vinha passando por uma série crise administrativa, salários atrasados, plantel inchado e brigas internas.

Em seu primeiro treino na Toca foi recepcionado carinhosamente pela torcida. Os cruzeirenses ainda não haviam esquecido sua passagem como jogador do clube. Brito se assustou com o plantel de 50 jogadores na Toca. Muitos deles sem qualidades técnicas para estarem num clube grande. Sabia que sua chegada significava a elaboração de uma lista de dispensas e procurou tratar a questão com diplomacia. Assim, avisou que não pediria contratações e que tentaria formar um grupo competitivo com o que tinha.

Sua estreia foi na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, no Mineirão, em 24 de janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Brito sequer havia dado um treino e ainda mal conhecia os jogadores. A sequência do Campeonato foi um desastre. O time estrelado sofreu derrotas vexatórias para equipes medianas e caiu diante da Anapolina-GO, por 1 a 0, no Mineirão, em 20 de março. O resultado reduziu as chances da equipe de avançar para a terceira fase e obrigou o time estrelado a vencer o Fluminense, no Maracanã, na última rodada. No entanto, a diretoria dispensou Brito, em dia 22 de março, sob justificativas pífias. “Disseram que a derrota para a Anapolina foi porque não escalei o Joãozinho. O próprio jogador me pediu para entrar no segundo tempo, pois não estava em suas melhores condições físicas”, justificou o treinador.

A saída de Brito provocou uma crise jamais vista na história do clube. Nelinho, o craque do time, se recusou a entrar em campo contra o Fluminense e outros jogadores o acompanharam. Alguns retornaram, no mesmo dia, para seus clubes de origem. Por fim, conselheiros e torcedores tomaram a iniciativa de criarem um movimento pedindo a renúncia de Felício Brandi, que estava há 21 anos na presidência.

Como Jogador[editar]

[edit]

Brito
Icone-Jogador-Cruzeiro.png
Informações pessoais
Nome completo Hércules Brito Ruas
Data de nasc. 09/08/1939 (80 anos)
Local de nasc.

Rio de Janeiro

Altura 1.82m
Posição Zagueiro
Jogos 12 (Oficais: 9 / Amistosos: 3)
Gols 0
Elenco atual? Não
Primeiro jogo
Cruzeiro 0x0 Santos - 09/09/1970
Último jogo considerado
Cruzeiro 0x1 Fluminense - 16/12/1970

Histórico[editar]

Números ano a ano[editar]

    Lista está ordenada por número de jogo. Clique nas setas para mudar ordenação
    Ano Jogos Titular Reserva Cartões Amar. Cartão amarelo recebido aos Cartões Verm. Cartão vermelho recebido aos Gols Gol aos do Banco
    1970 12 12 0 0 0 0 0