Goleiro

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Ver artigo principal: Jogadores


Pictograma Goleiro.png
Lista completa de goleiros do

Cruzeiro Esporte Clube
Escudo Cruzeiro.png


Fábio é o goleiro com mais jogos pelo Cruzeiro no elenco atual e em toda a história do Clube.

Goleiro, também chamado de guarda-redes (português europeu) e em tempos antigos arqueiro ou porteiro, é um jogador presente no futebol cuja função é evitar que o clube adversário marque gols.

Justamente por ser a sua função diferente da dos demais jogadores, é protegido por regras específicas. Enquanto os demais jogadores são proibidos de utilizar alguma(s) parte(s) do corpo, este pode utilizar de qualquer parte do corpo para evitar que o clube adversário atinja o gol. Mas essa permissão é restrita à sua própria grande área.


Histórico

Camisa Amarela

Em 1965, na estreia de Raul Plassmann pelo Cruzeiro, como não havia uma camisa de goleiro que vestisse em Raul, esse teve de tomar emprestada uma camiseta amarela. Na época, o uniforme preto era padrão de todos os goleiros, de modo que a camisa amarela de Raul acabou chamando muita atenção, rendendo-lhe, inclusive, insinuações quanto a sua sexualidade.

Todavia, apesar de uma tentativa inicial de ridicularizar seu nome, não se deixou abater e começou a se destacar com boas atuações. Dessa forma, o que antes fora motivo de escárnio, passou a ser encarado como um talismã pela torcida cruzeirense e, assim, não pôde mais abandonar o uniforme amarelo.

Lista de Goleiros do Cruzeiro

No Elenco Atual

Média de idade: 26.75 anos

  •   - Jogador formado na Base


Que já atuaram no Clube

Ver também