Deivid de Souza

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Revisão de 13h12min de 23 de maio de 2020 por Camponez (discussão | contribs) (→‎Histórico: +volta como diretor)

Deivid de Souza, mais conhecido como Deivid, atuou no Cruzeiro como técnico e como jogador (atacante).


Como teinador

Predefinição:StatsTreinadorAutomatico

Deivid foi técnico do Cruzeiro entre dezembro de 2015 e abril de 2016. Ele foi efetivado como treinador no dia 10 de dezembro[1] para substituir Mano Menezes e foi demitido no dia 25 de abril do ano seguinte[2], sendo substituído interinamente por Delamore na mesma semana. Paulo Bento assumiu o cargo em definitivo no mês seguinte.


Histórico

Em 2015, Deivid fez parte da comissão técnica do Vanderlei Luxemburgo no Flamengo, e a parceria continuou com a chegada do técnico campeão da Tríplice Coroa em junho de 2015. Após a demissão dele, Deivid permaneceu e assumiu o comando do time durante a semana e na vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta no Moisés Lucarelli pelo Campeonato Brasileiro 2015.[3]

Com Mano Menezes já anunciado, no dia 1 de novembro, como interino, permaneceu no clube uma semana a pedido do presidente que, além disso, fez convite pra que ele integre comissão técnica permanente do clube.[4]

Jogo como interino
02/09/2015 - Ponte Preta 1 x 2 Cruzeiro - Moisés Lucarelli - Campeonato Brasileiro

No dia 4 de setembro, após reunião da diretoria do Cruzeiro, ele aceitou trabalhar com a equipe profissional de forma permanente. Isto significa que ele permaneceria independentemente do treinador que estiver no Clube.[5]

Efetivação como treinador

No dia 10 de dezembro de 2015 foi efetivado como técnico do Cruzeiro[6][7][8] após a saída do Mano Menezes para o futebol da China. O contrato era de um ano, até o final de 2016.

Fez o primeiro jogo como técnico efetivo no dia 20 de janeiro de 2016 na vitória em um amistoso contra o Rio Branco-ES por 2x0.

Demissão com 2 derrotas no ano

No dia 24 de abril de 2016 após o empate em 0x0 contra o América-MG e a consequente eliminação do Campeonato Mineiro, foi anunciada sua saída do Cruzeiro.[2][9][10][11] O bom aproveitamento (71,93% e, atualmente melhor entre aqueles com mais de 15 jogos) não foi suficiente para sua permanência. Além do futebol ruim e considerado fraco, houve uma "quebra de confiança", pois ele havia sido efetivado na promessa de manter o trabalho de seu antecessor, mas ele mudou a forma do time jogar.

Volta como diretor técnico

No dia 23 de maio de 2020 foi anunciado como novo diretor técnico[12][13].

Entrevista da saída

Estatísticas ano a ano

Temporada Jogos Vitórias Empates Derrotas Aprov. Gols pró Gols contra Saldo Cartão Cartão amarelo recebido aos Cartão Cartão vermelho recebido aos
2015 1 1 0 0 100.00% 2 1 1 0 0
2016 18 11 5 2 70.37% 26 14 12 0 0


Entrevistas

Globoesporte.com 15/12/2015

Em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com [14], ele conta como recebeu o convite, como está sua preparação para o desafio de tanta responsabilidade e o que o torcedor do Cruzeiro pode esperar na próxima temporada.

GloboEsporte.com
Como você recebeu a proposta para assumir o comando do Cruzeiro? Você está preparado para este desafio?
Deivid
Eu me sinto preparado. Estou me preparando desde 2007, quando eu ainda jogava. Fiz alguns cursos na Turquia, estudando e lendo muitos livros. Estou feliz, já tinha essa vontade de parar de jogar futebol cedo e me preparar para ser treinador. Tive a mesma proposta que o Cruzeiro me fez, de ser auxiliar técnico fixo, do Flamengo, mas achei que não era o ideal àquela altura. Como o Vanderlei Luxemburgo tinha me levado, resolvi sair com ele. No Cruzeiro foi diferente, ele me aconselhou a ficar, e o presidente (Gilvan de Pinho Tavares) me pediu, para que, daqui a dois anos, eu virasse o treinador. Mas isso veio antes. Para muitos, foi uma grande surpresa, mas para mim, não. Eu já vinha me preparando. Estou muito feliz e tenho certeza que terei muito sucesso, assim como tive como atleta.
GE
A diretoria do Cruzeiro chegou a conversar com treinadores de renome, como Sampaolli, Bielsa e Levir Culpi, mas acabou confiando em você. A responsabilidade aumenta com isso?
Devid
- Minha metodologia de treinamento passa muito perto do que o clube quer. Eu passei isso para eles. Nós conseguimos achar o conceito. Temos conceito e conteúdo. Independentemente de quem seja o treinador do Cruzeiro, o clube tem que fazer uma entrevista para ver se ele tem o perfil do clube. Se ele conhece a história do clube, com Dirceu Lopes, Tostão, Piazza, Alex, Éverton Ribeiro, um futebol que joga. Não adianta você trazer um treinador que não se identifique com o clube, que joga na defensiva. Não vai dar certo. Você tem que trazer alguém com as características e o perfil do clube e que conheça a história. Eu deixei isso bem claro para a diretoria e para os jogadores. As três partes se encaixaram, diretoria, jogadores e comissão técnica. Então, temos tudo para ter um ano de 2016 de muitas conquistas.
GE
Os jogadores foram praticamente unânimes ao apoiar seu nome. Até que ponto o bom relacionamento com o elenco facilita seu início de trabalho?
Deivid
- Facilita muito. A maneira como eu abordei os jogadores, a maneira como sempre dirigi os treinamentos e a maneira como eles me receberam mostram respeito. Meus 18 anos jogando me credenciaram a ser o favorito para eles. Tudo é respeito, credibilidade e confiança. Se não tivesse confiança dos atletas, com certeza, eu não estaria como treinador do Cruzeiro. Então, eu acho que tenho tudo pra ajudar os jogadores a fazer um grande trabalho. Até porque eles é que são os donos do espetáculo. Eu sou uma peça pequenina tentando contribuir para que eles deem espetáculo no domingo. Fazendo o que eles sabem de melhor, que é jogar futebol
GE
Algumas pessoas te considerem inexperiente para a importância do cargo. Como você vê essa desconfiança em relação ao seu trabalho? Isso pode te atrapalhar?
Devid
- Eu vejo essa desconfiança de forma natural. Isso é cultural no Brasil. O treinador do Hoffenheim tem 28 anos. O Villas Boas tem 33 e foi campeão da UEFA, da Liga Europa, da Liga de Portugal e da Supercopa. O Gary Neville é treinador do Valencia. O Guardiola era só um ex-jogador e não tinha dirigido nenhum clube profissional, e o presidente do Barcelona deu uma chance a ele, que conquistou uma sequência histórica de vitórias. São treinadores jovens e muito capacitados. Infelizmente, aqui no Brasil, as pessoas analisam a idade e não o trabalho. Se você tem 16 anos, você é jovem. Se você tem 53, você está ultrapassado. Não é assim, você tem que ter um critério. Então, por isso que, às vezes, você tem mais tempo de trabalhar na Europa, porque lá você tem um conceito. Independente se você ganhar ou perder, eles analisam o trabalho como um todo, como um conceito. Isso o clube leva até o final.
GE
De que formas você se preparou para se tornar técnico? Desde cursos, leituras, mídia training, fonoaudiólogo até conversas com ex-companheiros e demais profissionais do futebol.
Deivid
- Eu tive cinco escolas diferentes na Europa. Aqui no Brasil foram duas, o Vanderlei e o Mano Menezes. Com o Vanderlei passei muitos anos, como atleta e auxiliar, com o Mano foram três meses. São escolas diferentes e vencedores. Claro que estas escolas têm altos e baixos, como acontece com o José Mourinho hoje. Ele ganhou tudo durante 10, 15 anos, mas hoje vive um momento difícil. Essas cinco escolas que eu tive na Europa me deram embasamento em tudo, em matéria de conteúdo, conceitos e princípios. Estou em busca de mais conhecimento. Venho me preparando e estudando há muito tempo. Eu estudo futebol 24 horas. Eu quis morar na Toca da Raposa II para pensar em futebol o tempo todo. Isso é minha vida. Isso que estou tendo hoje foi o futebol que me deu. Então sou muito grato. Tenho que vivenciar isso aqui, porque é o que sei fazer de melhor. Cada vez mais estou atrás de coisas novas para ter sucesso em 2016.
GE
O que a torcida do Cruzeiro pode esperar em 2016?
Deivid
- O torcedor pode esperar um time cheio de vontade. O Cruzeiro vai entrar para ganhar, como sempre entrou. Não podemos passar o ano de 2016 como passamos o de 2015. O Cruzeiro é muito grande e tem que pensar grande. O Cruzeiro não pode pensar em disputar, tem que pensar em ganhar. Nós dirigimos um clube grande, acostumado a ganhar títulos. Pode esperar um Cruzeiro com muito toque de bola, com muita pressão, compactado e sempre jogando pra ganhar. É isso que o torcedor do Cruzeiro pode esperar.

Como Jogador

[edit]

Deivid
Deivid Jogador.jpg
Informações pessoais
Nome completo Deivid de Souza
Data de nasc. 22/10/1979 (44 anos)
Local de nasc.

Nova Iguaçu

Altura 1,80
Destro
Posição Atacante
Jogos 38 (Oficiais: 38 / Amistosos: 0)
Gols 28 (5 P, 0 F)
Elenco atual? Não
Resultados em campo
26 V - 9 E - 3 D
Primeiro jogo
Cruzeiro Mini-Escudo Cruzeiro.png 4x2 Escudo Atlético-MG.png Atlético-MG - 15/02/2003
Primeiro Gol
Cruzeiro Mini-Escudo Cruzeiro.png 4x2 Escudo Atlético-MG.png Atlético-MG - 15/02/2003
Último jogo considerado
Cruzeiro Mini-Escudo Cruzeiro.png 5x1 Escudo Paraná Clube.png Paraná Clube - 20/07/2003

Deivid é um ex-jogador que fez história no Cruzeiro e atuou pelo Clube celeste em 2003. Esta foi a primeira passagem dele no Clube: 12 anos depois assumira interinamente o comando técnico a beira do campo.


Histórico

Em 2003, após ficar dois anos no Corinthians, transferiu-se para o Cruzeiro. Ficou menos de um ano no Clube celeste, onde foi campeão do Campeonato Mineiro 2003 e da Copa do Brasil 2003.[15]

Mesmo com passagem rápida no Cruzeiro, ele colaborou muito na conquista da Tríplice Coroa, sob comando de Vanderlei Luxemburgo (que o treinava pela segunda vez na sua carreira)[15], sendo artilheiro do Clube na Copa do Brasil 2003.

No dia 19 de julho, Deivid foi vendido ao Bordeaux, da França, por 5,1 milhões de dólares. Havia uma cláusula que obrigava o Cruzeiro a aceitar sua saída com proposta superior a 5 milhões.[16]

Deivid foi um dos convidados e participou do Jogo Alex 10 Eterno, realizado no dia 27 de junho de 2015. Na ocasião fazia parte da comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo, que treinava o Cruzeiro na época.

Dados por ano

    Lista está ordenada por número de jogos. Clique nas setas para mudar ordenação
    Temporada Jogos Titular Reserva Banco Gols Gol aos do Cartões Cartão amarelo recebido aos Cartões Cartão vermelho recebido aos
    2003 38 38 0 0 28 2 0

Confrontos como jogador adversário

Enfrentou o Cruzeiro 10 vezes: 4 V, 3 E, 3 D. Marcou 6 gols.

Jogos

  1. Cruzeiro 0x2 Corinthians - 22/08/2001 - (Ipatingão / Ipatinga) - Copa Mercosul 2001
  2. Cruzeiro 1x0 Corinthians - 10/10/2001 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Campeonato Brasileiro 2001
  3. Corinthians 2x4 Cruzeiro - 17/10/2001 - (Pacaembu / São Paulo) - Copa Mercosul 2001
  4. Corinthians 2x2 Cruzeiro - 13/03/2002 - (Morumbi / São Paulo) - Copa do Brasil 2002
  5. Cruzeiro 2x3 Corinthians - 03/04/2002 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Copa do Brasil 2002
  6. Corinthians 1x1 Cruzeiro - 28/08/2002 - (Pacaembu / São Paulo) - Campeonato Brasileiro 2002
  7. Cruzeiro 4x4 Santos - 29/08/2004 - (Mineirão / Belo Horizonte) - Campeonato Brasileiro 2004
  8. Cruzeiro 0x1 Flamengo - 03/08/2011 - (Arena do Jacaré / Sete Lagoas) - Campeonato Brasileiro 2011
  9. Flamengo 5x1 Cruzeiro - 06/11/2011 - (Nilton Santos / Rio de Janeiro) - Campeonato Brasileiro 2011
  10. Cruzeiro 2x1 Coritiba - 25/11/2012 - (Independência / Belo Horizonte) - Campeonato Brasileiro 2012

Títulos

Vídeos

Apresentação da comissão técnica

Links

Referências