Copa Libertadores da América 1997

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube


Campeao-Libertadores-1997.jpg


A Copa Libertadores da América 1997 foi a 38ª edição do principal torneio da América do Sul, realizado pela CONMEBOL. Esta foi a 6ª participação do Cruzeiro na Libertadores e a 2ª conquista celeste do torneio.

Como foi[editar]

O Cruzeiro já chegou a disputa da Copa Libertadores da América 1997 de maneira surpreendente. Classificou-se para o Torneio Sulamericano como campeão da Copa do Brasil 1996, ao derrotar o favoritismo do Palmeiras, em pleno estádio Parque Antártica. Os paulistas, na ocasião, eram patrocinados por uma multinacional italiana e reunia um plantel de jogadores galáticos que eram considerados imbatíveis em seus domínios.

A base do time campeão da Copa do Brasil 1996 foi mantida e a diretoria cruzeirense trouxe apenas três reforços para o plantel. O atacante Reinaldo, que estava no futebol italiano, foi repatriado. O meia Elivélton veio do Palmeiras, após o clube estrelado ganhar a disputa nos bastidores contra o rival Atlético-MG. Por último, a diretoria estrelada investiu pesado para tirar o atacante Alex Mineiro do América-MG por R$ 1,2 milhões. A negociação foi a maior entre clubes mineiros, na ocasião, e superou a compra do volante Gutemberg, que também era do Coelho, e que custou R$ 1 milhão aos cofres atleticanos.

O treinador Levir Culpi havia acertado a sua transferência para o futebol japonês e a diretoria cruzeirense resolveu investir na renovação. O maior ídolo da história do clube, o craque Tostão, que nunca havia tido experiência no comando de uma equipe foi convidado a iniciar a carreira de técnico. Tostão recusou, mas o ex-zagueiro da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1982, Oscar Bernardi, que também nunca havia treinado nenhuma equipe, foi a próxima aposta. Oscar encarou o desafio.

No entanto a experiência com o novo treinador terminou na estreia da equipe na Taça. O primeiro adversário do Grupo 4 foi o Grêmio, que era o atual campeão brasileiro. Os tricolores venceram por 2 a 1, no Mineirão e, após o jogo, Oscar Bernardi, que nem havia completado dois meses no cargo pediu demissão. O treinador alegou que as críticas internas ao seu trabalho o fizeram tomar a decisão. A diretoria agiu rápido e repatriou o técnico Paulo Autuori, que estava no Benfica, de Portugal.

Sob novo comando, o time não se encontrou e sofreu mais duas derrotas pelo placar de 1 a 0. A primeira foi para o Alianza, em Lima, no Peru, com um gol do atacante Waldir Sáenz, que se tornaria o maior goleador da história do clube aliancista. O outro revés do Cruzeiro foi para o Sporting Cristal, também, em Lima. Os resultados deixaram o Cruzeiro na lanterna do grupo quatro.

O início desastroso fez com que os analistas de futebol consumassem de forma antecipada a eliminação precoce do Cruzeiro na Taça. Isto porque a equipe estrelada teria que derrotar o Grêmio, que atravessava uma grande fase, em pleno estádio Olímpico, onde o Cruzeiro havia enfrentado o tricolor em outras 14 oportunidades e nunca havia vencido. E foi justamente no estádio gremista, que o Cruzeiro deu início a sua reação monumental e uma das campanhas mais épicas de sua história. Um gol relâmpago antes da primeira volta do ponteiro, no segundo tempo, deu a vitória suada de 1 a 0 ao Cruzeiro e pôs fim ao tabu. O meia Elivélton passou pela marcação da dupla da seleção paraguaia, o lateral Arce e o zagueiro Rivarola e, da linha de fundo, cruzou para a pequena área. O meia Palhinha mergulhou, de peixinho, e mandou para as redes.

No penúltimo compromisso da primeira fase, o Cruzeiro derrotou o Alianza Lima, no Mineirão, por 2 a 0, e deixou a lanterna do grupo 4 para os peruanos. O trágico acidente aéreo que vitimou todo o plantel e a comissão técnica do clube aliancista completava 10 anos naquela Libertadores. Após a Taça, o Alianza venceria o título peruano, após 18 anos de sua última conquista, ressurgindo como o time mais vencedor do futebol daquele país.

Copa Libertadores 1997-1.png

Na última rodada o Cruzeiro passou pelo Sporting Cristal, no Mineirão, com uma vitória por 2 a 1 e garantiu a segunda colocação do grupo e a classificação para as oitavas de final.

O primeiro adversário da fase dos mata-matas foi o El Nacional, que naquele ano, ainda era restrito as forças armadas do Equador. Na altitude de Guaiaquil o Cruzeiro saiu derrotado por 1 a 0. Naquele jogo, o time estrelado estreou os novos reforços: o atacante Marcelo Ramos, que foi um dos heróis da conquista da Copa do Brasil 1996 e que estava no PSV da Holanda e o zagueiro Gottardo, que veio do Fluminense para assumir a faixa de capitão do time.

No jogo da volta, no Mineirão, o Cruzeiro suou para fazer o placar de 2 a 0, com um gol de Marcelo Ramos, aos 24 minutos do segundo tempo. Quando todos acreditavam que a classificação estava consumada, o El Nacional conquistou um gol de falta no último instante da partida e a vaga ficou para ser decidida na disputa de tiros livres. E foi a partir daí que o goleiro Dida começou a se consagrar como um dos heróis da conquista. Na disputa por tiros livres, o camisa um defendeu a cobrança de Kleber Chalá e garantiu a vitória por 5 a 3 e a classificação.

Nas quartas de final, o Cruzeiro enfrentou, novamente, o Grêmio. A primeira partida foi no Mineirão e o Cruzeiro saiu na frente, logo aos 40 segundos de jogo, com um gol de Elivélton. Alex Mineiro ampliou ainda no primeiro tempo e o jogo terminou em 2 a 0 para o time estrelado. O jogo teve como destaque as trocas de agressões e provocações do lateral esquerdo Roger, do Grêmio e do meia, Cleison, do Cruzeiro.

No jogo da volta, no Olímpico, o Cruzeiro anulou a reação do Grêmio e aos 15, do segundo tempo, num lançamento de Alex, o volante Fabinho, mesmo lesionado e mancando, matou a bola no peito e sem deixá-la cair, completou para as redes: um golaço. Com o gol, que aumentou o placar agregado em 3 a 0, a classificação cruzeirense parecia garantida, mas como foi toda a trajetória do time cruzeirense naquela Libertadores, o jogo ainda reservaria seus requintes de dramaticidade em sua meia hora final. O Grêmio reencontrou forças e virou o jogo para 2 a 1, aos 27 minutos e por pouco não marcou o terceiro gol, que levaria a decisão para as penalidades, no último minuto, numa cabeçada do zagueiro Mauro Galvão, que raspou a trave.

O adversário da semifinal foi o Colo-Colo, que havia conquistado o 20º título chileno de sua história. No primeiro jogo, no Mineirão, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com um gol de Marcelo Ramos, logo aos 6 minutos, que começou numa falha do goleiro Marcelo Ramírez, que saiu fora da área e acabou desarmado pelo meia Cleison, que lhe tomou a bola e cruzou para o atacante completar de cabeça tendo o gol vazio a sua frente. Ramírez foi goleiro que, na decisão da Recopa 1992, contra o Cruzeiro, substituiu o goleiraço Daniel Morón e deu o título do troféu aos caciques na decisão por pênaltis.

O jogo da volta teve os 90 minutos mais dramáticos de toda a campanha cruzeirense. Os chilenos viviam uma grande fase e consideravam o jogo, em Santiago, como a final antecipada. O Colo-Colo abriu a vantagem de 3 a 1 no segundo tempo. No entanto, o Cruzeiro reencontrou forças e diminuiu o marcador, aos 18 minutos, quando o meia Cleison apanhou, de carrinho, um rebote do goleiro Ramírez, após uma cobrança de falta de Marcelo Ramos. A derrota por 3 a 2 provocou a decisão por tiros livres, que foi a mais tranquila da história do clube, graças a eficiência do goleirão Dida, que defendeu as cobranças de Basay e Espina. O Cruzeiro venceu por 4 a 1 e foi para a final.

Copa Libertadores 1997-2.png

Com a classificação garantida no Chile, o Cruzeiro chegava a uma final de Libertadores, após 20 anos, quando perdeu o título na decisão por tiros livres para o Boca Juniors, da Argentina, após um empate sem gols na terceira partida, disputada em campo neutro, em Montevidéu, no Uruguai.

O encontro decisivo da Copa Libertadores da América 1997 reuniu os dois times mais surpreendentes da competição. O Sporting Cristal, que se classificou como terceiro colocado do Grupo 4, da primeira fase, tornou-se a grande zebra da Copa. Os cervezeros eliminaram os argentinos Vélez Sarsfield, nas oitavas de final, e o Racing, na semifinal, vencendo ambos dentro de Buenos Aires. Por outro lado, o Cruzeiro chegava a uma decisão com uma das campanhas mais irregulares da história da Taça, com um total de seis derrotas. Nunca um finalista havia perdido tantos jogos.

A base do time peruano jogava junto desde 1994 e eram os atuais tricampeões peruanos. Até os dias atuais o time de 1997 é considerado como o melhor da história do Cristal e a maioria dos jogadores que formaram aquele plantel estão na galeria dos maiores ídolos do clube cervezero.

O primeiro jogo da decisão aconteceu em Lima, no Peru, onde o Sporting Cristal não sofria uma derrota há quatro anos pela Libertadores. A partida foi marcada pelo equilíbrio e a forte marcação imprimida pelas equipes. Com poucas chances de gol, o jogo terminou com o placar zerado.

No jogo da volta, mais de 100 mil cruzeirenses lotaram o Mineirão com a confiança de que o time venceria facilmente os peruanos. A partida marcou as despedidas do treinador Paulo Autuori que entregou o cargo por causa das mesmas pressões internas que derrubaram o seu antecessor Oscar. Foi também a última partida do armador Palhinha, que havia sido negociado ao futebol espanhol.

Apesar da pouca tradição do adversário, o Cruzeiro quase foi surpreendido. Aos 20 minutos do segundo tempo Donizete comete falta em Alfredo Carmona na intermediária. Na cobrança forte e rasteira de Nolberto Solano, Dida foi no canto esquerdo e fez a defesa, Julinho entrou rápido na área e apanhou o rebote com um chute cruzado, mas Dida defendeu com o pé direito.

Dez minutos após o susto, o Cruzeiro chegou ao gol da vitória. E foi com um tento surpreendente, como foi a característica de toda a campanha do título. Numa cobrança de escanteio de Nonato, a defesa do Cristal rebateu para fora da área. O canhoto Elivélton, que foi escalado na vaga de Cleison, que havia sido expulso no primeiro jogo da decisão, apanhou o rebote, de pé direito e o goleiro Julio Cesar Balerio aceitou. A bola passou por baixo do corpo do camisa 1 e entrou no canto direito. Foi o único gol do Cruzeiro marcado num chute de fora da área em toda a campanha.

Após a partida, as ruas da capital e das cidades do interior foram tomadas pelos cruzeirenses que comemoraram um título dado como perdido e que entrou para a história das conquistas surpreendentes do clube estrelado.[1]

Adversários[editar]

Fase de Grupos - Grupo 4
Oitava-de-final
Quartas-de-final
Semi-final
Final

Geral[editar]

Mando de Campo Jogos Pts Aprov.
em pts
Vitórias
(aprov.)
Empates Derrotas Gols Feitos Gols Sofridos Saldo Gols
Geral 14 22 52,38% 7
(50,00%)
1 6 15 (méd:1,07) 12 (méd: 0,86) 3
Mandante 7 18 85,71% 6
(85,71%)
0 1 11 (méd:1,57) 4 (méd: 0,57) 7
Visitante 7 4 19,05% 1
(14,29%)
1 5 4 (méd:0,57) 8 (méd: 1,14) -4

Artilharia[editar]

- - Jogador Gol aos do
Marcelo Ramos 4 (0p 0f)
Palhinha 2 (0p 0f)
Reinaldo Rosa 2 (0p 0f)
Alex Mineiro 2 (0p 0f)
Elivélton 2 (0p 0f)
Aílton 1 (0p 0f)
Fabinho 1 (0p 0f)
Cleisson 1 (0p 0f)
  • Simbolo jogador base.png - Jogador formado na Base

Estatística[editar]

- Nome Jogos Tit. Res. Cartão amarelo recebido aos Cartão vermelho recebido aos
Dida (GOL) 14 14 0 1 0
Fabinho (VOL) 14 14 0 7 0
Palhinha (MEI) 13 13 0 1 0
Elivélton (ATA) 13 12 1 3 1
Nonato (LAT) 13 13 0 3 0
Vítor (LAT) 12 12 0 5 0
Cleisson (MEI) 12 12 0 4 2
Da Silva (ATA) 9 0 9 0 0
Célio Lúcio Simbolo jogador base.png (ZAG) 9 8 1 3 0
10º Ricardinho Simbolo jogador base.png (VOL) 9 9 0 2 0
11º Gélson Baresi (ZAG) 9 7 2 1 0
12º Donizete Oliveira (VOL) 8 7 1 3 0
13º Alex Mineiro (ATA) 7 3 4 1 0
14º Wilson Gottardo (ZAG) 7 7 0 2 0
15º Rogério (ZAG) 6 6 0 0 1
16º Marcelo Ramos (ATA) 6 6 0 0 0
17º Aílton (ATA) 5 5 0 2 1
18º Reinaldo Rosa (ATA) 5 3 2 1 0
19º Donizete Amorim Simbolo jogador base.png (VOL) 5 1 4 0 0
20º Marcos Teixeira (ZAG) 5 1 4 0 0
21º Léo Mineiro (MEI) 2 0 2 0 0
22º Tico (MEI) 2 1 1 0 0
  • Simbolo jogador base.png - Jogador formado na Base

Técnicos[editar]


Público e Renda[editar]

Total
Público pagante Público presente Renda Bruta Ingresso médio
247.558 (média: 35.365 ) 269.972 (média: 38.567 ) R$ 1.636.609,00 (média: R$ 6,61) R$ 6,61

Jogos[editar]

Legenda
Vitória Empate Derrota

Vídeos[editar]

Especial 25 anos parte 1
Especial 25 anos parte 2
Gols da campanha
Documentário da conquista

Ver também[editar]

Referências[editar]