Categoria:Campeonato da Cidade 1926 (AMET)

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Revisão de 09h21min de 26 de junho de 2017 por Botazul (discussão | contribs) (Não indexar)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
← Campeonato da Cidade 1925 Logo fmf.png Campeonato da Cidade 1927 →


Campeao Mineiro 1926.jpg


Campeonato da Cidade 1926, também chamado e considerado como Campeonato Mineiro 1926, foi uma edição oficial do principal torneio de Minas Gerais, mas organizada pela AMET que era reconhecida pela CBD. Mesmo assim, atualmente, a FMF não reconhece o título conquistado pelo Cruzeiro na época que era Palestra Itália.

Histórico

Em 1926, o Clube foi suspenso por seis meses por ter disputado dois amistosos no interior de São Paulo sem o consentimento da Federação Mineira. Desta forma, a Liga Mineira inviabilizou a disputa do campeonato de 1926.

Sem se intimidar, os dirigentes do Clube solucionaram o problema com a criação de uma outra Liga (AMET), que organizou o próprio campeonato. No final do ano, o estadual teve dois vencedores, o da LMDT e o da AMET, e como eram ligas de organizações diferentes nunca foi atribuída divisão (1º e 2º) para as mesmas.

A Liga criada pelo Palestra ganhou o reconhecimento da CBD. Ao ver que os dirigentes do clube não voltariam atrás, a LMDT recuou em 1927, depois de ameaçar banir o Palestra, e repatriou a equipe do Barro Preto, que exigiu a inclusão dos clubes integrantes da AMET no campeonato.

Campeonato

Uma matéria do jornal Diário de Minas, de 11 de janeiro de 1927 é o único registro encontrado sobre jogos do Clube no Campeonato da Cidade daquele ano, organizado por uma federação dissidente, a Associação Mineira de Esportes Terrestres (AMET).

A matéria, sobre a vitória do Palestra por 10 x 1 diante do Grêmio, de Belo Horizonte, pela última rodada da competição, afirma que o Clube foi campeão ao vencer todos os jogos que disputou.

Sabe-se, também, que, além do Grêmio Calafate, o Palestra jogou contra Avante, Botafogo, Fluminense, Olympic, Minas Gerais e Santa Cruz.[1][2]

Reconhecimento

O Cruzeiro alega que o título do Palestra de 1926 fora reconhecido em 1998 pela Federação Mineira, porém desmentido em 2010. Consta-se oficialmente no site da FMF apenas o campeão da LMDT, que foi o Atlético-MG.

Referências

Fontes

Páginas na categoria “Campeonato da Cidade 1926 (AMET)”

Esta categoria contém apenas a seguinte página.