Categoria:Campeonato da Cidade 1926 (AMET)

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Revisão de 09h21min de 26 de junho de 2017 por Botazul (discussão | contribs) (Não indexar)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)


Campeao Mineiro 1926.jpg


Campeonato da Cidade 1926, também chamado e considerado como Campeonato Mineiro 1926, foi uma edição oficial do principal torneio de Minas Gerais, mas organizada pela AMET que era reconhecida pela CBD. Mesmo assim, atualmente, a FMF não reconhece o título conquistado pelo Cruzeiro na época que era Palestra Itália.

Histórico

Em 1926, o Clube foi suspenso por seis meses por ter disputado dois amistosos no interior de São Paulo sem o consentimento da Federação Mineira. Desta forma, a Liga Mineira inviabilizou a disputa do campeonato de 1926.

Sem se intimidar, os dirigentes do Clube solucionaram o problema com a criação de uma outra Liga (AMET), que organizou o próprio campeonato. No final do ano, o estadual teve dois vencedores, o da LMDT e o da AMET, e como eram ligas de organizações diferentes nunca foi atribuída divisão (1º e 2º) para as mesmas.

A Liga criada pelo Palestra ganhou o reconhecimento da CBD. Ao ver que os dirigentes do clube não voltariam atrás, a LMDT recuou em 1927, depois de ameaçar banir o Palestra, e repatriou a equipe do Barro Preto, que exigiu a inclusão dos clubes integrantes da AMET no campeonato.

Campeonato

Uma matéria do jornal Diário de Minas, de 11 de janeiro de 1927 é o único registro encontrado sobre jogos do Clube no Campeonato da Cidade daquele ano, organizado por uma federação dissidente, a Associação Mineira de Esportes Terrestres (AMET).

A matéria, sobre a vitória do Palestra por 10 x 1 diante do Grêmio, de Belo Horizonte, pela última rodada da competição, afirma que o Clube foi campeão ao vencer todos os jogos que disputou.

Sabe-se, também, que, além do Grêmio Calafate, o Palestra jogou contra Avante, Botafogo, Fluminense, Olympic, Minas Gerais e Santa Cruz.[1][2]

Reconhecimento

O Cruzeiro alega que o título do Palestra de 1926 fora reconhecido em 1998 pela Federação Mineira, porém desmentido em 2010. Consta-se oficialmente no site da FMF apenas o campeão da LMDT, que foi o Atlético-MG.

Referências

Fontes

Páginas na categoria “Campeonato da Cidade 1926 (AMET)”

As seguintes 4 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 4.