Não autenticado(a)
Discussão
Contribuições
Entrar
Navegação
Página principal
Mudanças recentes
Página aleatória
Futebol
Temporada Atual
Brasileiro
Copa do Brasil
Mineiro
Elenco
Futebol Feminino
Temporada Atual
Brasileiro Feminino
Supercopa do Brasil
Mineiro Feminino
Elenco
Manutenção
Em construção
Templates
Contribuidores
Página
Discussão
Editar
Ver histórico
Editando
Ílton de Oliveira Chaves
(seção)
De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Ir para:
navegação
,
pesquisa
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
==História== Ílton Chaves nasceu em Itinga, Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, em [[28 de março]] de 1937 e começou a jogar em Teófilo Otoni, onde o Atlético-MG foi buscá-lo em 1955. Cinco anos depois, transferiu-se para o América-MG e chegou a centromédio titular da Seleção Mineira, campeã brasileira de 1963. Encerrado o torneio nacional de seleções, ele transferiu-se para o América carioca. Em 1964, foi contratado por Felício Brandi pra formar com Brandãozinho, contratado ao Pedro Leopoldo e Fiapo, contratado ao Guarani, o meio campo. Contusões e doenças graves se abateram sobre os três obrigando Aírton Moreira a efetivar um tripé Wilson Piazza /Dirceu Lopes / Tostão. Ílton percebeu que estava nascendo uma trinca perfeita e nem pensou em concorrer com eles. Virou curinga. Como reserva do meio campo e das duas laterais, continuou no elenco até 1969 quando, pelo caráter irretocável e a vasta experiência, tornou-se auxiliar-técnico de Gérson dos Santos. Em 1970, depois de ter se preparado em algumas partidas como interino, foi promovido a técnico durante da Taça de Prata. Voltou ao cargo em 1971 e ficou até 1975. Neste período, conquistou quatro campeonatos mineiros e promoveu os reservas Eduardo Amorim, Roberto Batata, Joãozinho e Palhinha I. Nos 20 anos seguintes, passou por Santos, Náutico, Sport, Santa Cruz, Atlético-MG, América, Al Rayan (Qatar) e Guarani (Divinópolis), antes de se aposentar. Em sua passagem pelo Cruzeiro, Ílton colecionou títulos e histórias. Em 1967, atuando pelo time misto, que excursionou pelos Estados Unidos e México, viveu situação inédita na carreira. Em Leon, na vitória de 1×0 sobre a Seleção Mexicana, foi expulso, mas seus companheiros pressionaram tanto o juiz que ele autorizou o volante a continuar jogando. Ílton foi o treinador que mais vezes dirigiu o time celeste. Foram 389 jogos com 213 vitórias, 89 empates e 60 derrotas. Ele esteve à frente do time em (70, 70/71, 72/75, 79/80, 83/84). Sua estreia foi num Cruzeiro 1×0 América, pela Taça Minas Gerais, em [[24 de maio]] de 1970. Ao todo como treinador efetivo, foi 4 vezes campeão mineiro (72, 73, 74, 75) e uma vez da Taça Minas Gerais (73). Faleceu no dia [[27 de maio]] de 2021 em Belo Horizonte<ref>[https://www.otempo.com.br/superfc/cruzeiro/morre-ilton-chaves-icone-do-futebol-mineiro-e-campeao-por-cruzeiro-e-atletico-1.2491246 Morre Ilton Chaves, ícone do futebol mineiro e campeão por Cruzeiro e Atlético]</ref><ref>[https://www.superesportes.com.br/app/1,17/2021/05/27/noticia_interior,3917554/morre-ilton-chaves-aos-84-anos-campeao-por-atletico-e-cruzeiro.shtml Morre Ilton Chaves, aos 84 anos, campeão por Atlético e Cruzeiro]</ref><ref>[https://globoesporte.globo.com/mg/noticia/tecnico-vitorioso-por-atletico-mg-e-cruzeiro-ilton-chaves-falece-em-bh-aos-84-anos.ghtml Técnico vitorioso por Atlético-MG e Cruzeiro, Ilton Chaves falece em BH aos 84 ano]</ref>.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)
Ferramentas
Páginas afluentes
Mudanças relacionadas
Páginas especiais
Informações da página