Zagueiro

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar

Ver artigo principal: Jogadores


Pictograma Zagueiro.png
Lista completa de zagueiros do

Cruzeiro Esporte Clube
Escudo Cruzeiro.png


Léo é o zagueiro com mais jogos pelo Cruzeiro no elenco atual.

Zagueiro, também chamado de beque (português brasileiro) ou defesa central (português europeu), é um jogador presente no futebol que ocupa a posição entre o gol de sua própria equipe e o meio-campo. É a principal posição da linha de defesa e sua função, como o nome sugere, é defender o time dos ataques dos adversários.

Outros termos para jogadores desta posição são: líbero, um terceiro zagueiro que atuava livre na sobra da marcação e/ou na armação de jogadas (o que exigia bom nível técnico e visão de jogo); e, quarto zagueiro, termo equivalente ao atual zagueiro central e que começou a ser usado na época que times passaram a ter 4 jogadores na linha defensiva (2 laterais e 2 zagueiros), mais precisamente na década de 1940.[1]


Histórico

Apesar do Cruzeiro ser reconhecido como um clube com DNA e times ofensivos, vários defensores se destacaram ao longo da história do Clube, entre eles: Adílson Batista, Cris, Luisão, Perfumo, Procópio e Wilson Gottardo.

Outro zagueiro que tem destaque na história celeste é Fontana, único da posição convocado (e campeão) durante sua passagem pela Raposa para representar o Brasil na Copa do Mundo (em 1970). Perfumo também foi convocado para Seleção Argentina mas, ao contrário do defensor capixaba, não foi campeão do mundo (em 1974).

Lista de Zagueiros do Cruzeiro

Nota: Esta página é demasiadamente extensa: para encontrar o atleta com mais facilidade, use a opção Localizar no seu navegador. As listas abaixo estão em ordem alfabética por nome popular ou apelido (mais conhecido e quando houver).

No Elenco Atual

Média de idade: 21.8 anos

Que já atuaram no Clube

Ver também

Referências