Volante

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube

Ver artigo principal: Jogadores


Pictograma Lateral.png
Lista completa de volantes do

Cruzeiro Esporte Clube
Escudo Cruzeiro.png


Ariel Cabral é o volante com mais jogos pelo Cruzeiro no elenco atual.

Volante, também chamado de centromédio ou médio-volante (português brasileiro), ou ainda de trinco ou médio-defensivo (português europeu), é um jogador presente no futebol que atua no meio campo mas de maneira mais defensiva. A posição é muitas vezes confundida com cabeça-de-área. Porém, volante é, em geral, uma posição mais central, enquanto o cabeça-de-área fica mais a frente da defesa como um falso líbero.

Havia um centromédio, um médio direito e um esquerdo. O centromédio era o organizador e o jogador mais lúcido e de melhor passe na equipe. Transformou-se no armador defensivo (volante) e ofensivo. São raros os que fazem dupla função. É um dos grandes problemas do futebol brasileiro.[1]

O nome não deve ser confundido com a denominação volante na língua espanhola, usada para indicar todos os participantes do meio-campo, em algumas situações englobando até os meia-armadores.[2]


Histórico[editar]

Ao longo da história do Cruzeiro vários volantes foram destaques durante suas passagens pelo Clube celeste, entre eles: Ademir, Charles, Douglas, Fabrício, Maldonado, Marquinhos Paraná, Piazza, Ricardinho, Wendel e Zé Carlos.

O ídolo Piazza é o único da posição que já foi convocado para a Copa do Mundo enquanto estava no Cruzeiro. Ele foi convocado para as Copas de 1970, no México, e de 1974, na Alemanha.

Lista de Volantes do Cruzeiro[editar]

Nota: Esta página é demasiadamente extensa: para encontrar o atleta com mais facilidade, use a opção Localizar no seu navegador. As listas abaixo estão em ordem alfabética por nome popular ou apelido (mais conhecido e quando houver).

No Elenco Atual[editar]

5 jogadores com média de idade: 28.6 anos

  • Simbolo jogador base.png - Jogador formado na Base

Departamento médico[editar]

  • Jogador lesionado.png - Jogador no Departamento Médico


Que já atuaram no Clube[editar]

Ver também[editar]

Referências[editar]