Toca da Raposa II

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Ir para: navegação, pesquisa
Fachada da Toca da Raposa II em novembro de 2013.

A Toca da Raposa II é segundo centro de treinamento esportivo do Cruzeiro, situado em Belo Horizonte. Localizada no Bairro Trevo, na região da Pampulha, em uma área de 86 mil metros quadrados, a Toca II possui edificações que ocupam um espaço de 4.200 metros quadrados.


Histórico

O projeto de construção da Toca da Raposa II teve início em 29 de junho de 1997, na administração Zezé Perrella. A inauguração ocorreu no dia 9 de março de 2002 com a presença do então Ministro da Educação, Cultura e Esportes, Carlos Melles, e do técnico da Seleção Brasileira Luiz Felipe Scolari que na época preparava a Seleção para a disputa da Copa do Mundo de 2002.

São quatro campos de treinamentos, todos com medidas oficiais, sendo dois com as dimensões do gramado do Mineirão. Os atletas, Comissão Técnica e Diretoria têm a sua disposição um hotel com 17 apartamentos, refeitório, salão de jogos, cinema e escritórios administrativos. A Toca II possui ainda centro médico, academia de musculação com aparelhos computadorizados, completo departamento de fisioterapia, piscina térmica coberta, saunas, vestiários.

A Toca II já se tornou uma nova atração turística de Belo Horizonte. Um espaço constantemente visitado por cruzeirenses de todas as partes do país, além de apaixonados pelo futebol, que querem ver de perto a modernidade do Centro de Treinamentos do Cruzeiro Esporte Clube.

Reprodução das boas vindas ao Chile no site do Cruzeiro.

Copa do Mundo 2014

A delegação chilena esteve na Toca da Raposa, em dezembro de 2013, para assinar o contrato que definiu o uso do centro de treinamento do clube celeste. O Cruzeiro publicou em seu site oficial uma saudação de boas vindas ao Chile, confirmando a presença dos sul-americanos em Belo Horizonte durante o Mundial: ‘¡Bienvenidos a La Toca! ¡Viva La Roja!’.

A seleção chilena fechou o contrato para ficar 17 dias no centro de treinamento. A delegação chegou cinco dias antes do início da competição e teve exclusividade no uso das dependências da Toca da Raposa II.[1]

Localização

  • Rua Adolfo Lippi Fonseca, 250 - Bairro Trevo
    CEP 31545-260
    Belo Horizonte - MG

Visitas à Toca

O Cruzeiro oferece dois tipos de visita ao seu Centro de Treinamento.[2]

Visita VIP

As visitas são agendadas pela Cruzeiro Esporte Tour e divulgadas no Site Oficial do Cruzeiro. A venda dos pacotes é realizada através do site da agência oficial do Clube.

O Sócio do Futebol tem sempre desconto na compra dos pacotes e acumula "Cruzeiros" (pontos) para trocar por diversos produtos e benefícios do Clube.

Os visitantes fazem um tour completo por todas as dependências da Toca da Raposa II, assistem ao treino dos jogadores, tiram fotos, recebem autógrafos e a visita também inclui café da manhã, camiseta exclusiva do evento e foto com um dos Troféus conquistados pela equipe celeste.

Mais informações sobre as visitas VIP podem ser obtidas através do e-mail: eventos@cruzeiroesportetour.com.br.

Visita Institucional

Para visitas de caravanas (instituições), os contatos deverão ser feitos pelo e-mail: visitaatoca@clube.cruzeiro.com.br. As visitas acontecem uma vez por semana, de acordo com a programação de treinos recebida pelo Departamento de Futebol.

Mídias

Fotos

201406 Toca-II-Chile.jpg
Toca II decorada para receber a Seleção Chilena.
(Crédito: Autor Desconhecido)
20180605 Treino.jpg
Jogadores do Cruzeiro em treino em junho de 2018.
(Crédito: Vinnicius Silva/Cruzeiro)

Referências