Predefinição:Você sabia que

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Cruzeiro 6x2 Santos - Final da Taça Brasil 1966

Primeiro jogo da final ocorreu no Mineirão.

Após 22 partidas pelo Campeonato Mineiro 1965 e 6 pela Taça Brasil 1966, naquela quarta-feira, 30 de novembro de 1966, o Cruzeiro começava a escrever contra o Santos a página mais importante de sua história. A página heroica de seu primeiro título nacional. Um título que escancarou as portas da sala de jantar do futebol brasileiro.

É bem verdade que ao se tornar o primeiro campeão brasileiro em março de 1960, no Maracanã, o Bahia já havia iniciado a demolição da velha ordem. Mas foi com a vitória contundente da Raposa sobre o Peixe que o Eixo teve de se curvar, colocar ponto final em seu torneio Rio-São Paulo e, humildemente, passar a disputar títulos nacionais contra o resto do país.

Ver artigo principal: Cruzeiro 6x2 Santos - 30/11/1966


Estádio Mineirão Maio 2013.jpg

… o Cruzeiro é o maior campeão da história do Mineirão (imagem ao lado) e também é o maior vencedor do estadual desde a sua inauguração?

… o Cruzeiro é o único clube fora do Eixo Rio-São Paulo campeão do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos?

… desde a edição de 2010 a Seleção Brasileira não tem jogador do Cruzeiro em Copa do Mundo? Gilberto foi o último jogador do Clube com este feito.

… o uruguaio De Arrascaeta superou o argentino Perfumo e, atualmente, é o jogador estrangeiro com mais jogos com a camisa do Cruzeiro?

… o Clube celeste já fez 60 jogos contra vários combinados e seleções locais e regionais diferentes do Brasil e do mundo em toda a história?

… o ex-goleiro Geraldo II era pedreiro de ofício e ajudou a construir o antigo estádio do Barro Preto?

Ver também: Números Históricos

Em construção.png
Este artigo está em construção!
Se tiver informações que completem este artigo, entre em contato conosco.

Você sabia que...

… ?