Palestra Itália 3x2 Ipanema - 19/04/1921

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube


Confrontos
(clique no jogo para navegar)
Por temporada
Escudo Palestra Itália.png 3x0 Escudo Atlético-MG 1920.png Gol aos do Escudo Palestra Itália.png 4x1 Escudo Palmeiras-MG.png
Por Torneio Eliminatório
← Primeira ficha Gol aos do Escudo Cruzeiro 1942.png 7x0 Escudo Metalusina.png
No estádio Prado Mineiro
Escudo Palestra Itália.png 3x0 Escudo Atlético-MG 1920.png Gol aos do Escudo Palestra Itália.png 4x1 Escudo Palmeiras-MG.png
Contra Ipanema
← Primeira ficha Gol aos do Última ficha →

[edit]

Escudo Palestra Itália.png
3 × 2
Escudo Vazio.png

Torneio Eliminatório 1921

Placar
Palestra Itália 3-2 Ipanema
Súmula/Borderô não disponível

Informações

Data: terça-feira, 19 de abril de 1921
Local: Belo Horizonte, MG
Estádio: Prado Mineiro

Árbitro: Henrique Den Dopper
Assistente 1:
Assistente 2:


Público e Renda

Público pagante: Não disponível
Público Presente: Não disponível
Renda Bruta: Não informado


Escalações

Palestra Itália
  1. 
  2. 
  3. 
  4. 
  5. 
  6. 
  7. 
  8. 
  9. 
10. 
11. 
Técnico: Icone-Treinador.png Combinado Técnico

Ipanema
  1. 
  2. 
  3. 
  4. 
  5. 
  6. 
  7. 
  8. 
  9. 
10. 
11. 
Técnico:


Reservas que não entraram na partida

Sobre o jogo[editar]

Em 1920, a Liga Mineira exigiu que todos os clubes associados, fossem registrados como pessoas jurídicas até o dia 31 de dezembro de 1920, sob pena de serem excluídos do Campeonato da Cidade da Primeira Divisão. Somente o América, o Yale e o Atlético conseguiram se regularizar no prazo estabelecido. Todos os outros clubes tinham-se registrados depois do prazo. Como não seria justificável a disputa de campeonato com apenas três clubes, ciou-se um problema. Como resolvê-lo?

Os dirigentes do palestra propuseram à Liga a realização de um torneio eliminatório entre os clubes que não haviam se registrado dentro do prazo legal e os da Segunda Divisão. Assim se definiria o quadro de participantes do campeonato de 1921.

O Conselho da Liga aceitou a proposta palestrina, mas pasmem excluiu o Palestra.O Lusitano não concordou com o torneio.O clube da colônia portuguesa exigia a inclusão automática dos mesmos clubes que disputaram o campeonato de 1910, a exceção do Guarany, o último colocado.Esse disputaria uma partida como campeão da Segunda Divisão de 1920, o Palmeira, decidindo a última vaga da Primeira Divisão.

Uma nova assembléia foi marcada. América, Atlético e Sete de Setembro não compareceram, cabendo a decisão aos dirigentes de Lusitano, Palmeiras, Guarany, Yale e Ipanema. A proposta do Lusitano só obteve o apoio do Palmeiras e foi derrotada por 3 a 2 . O torneio eliminatório foi aprovado e o Palestra, incluído na competição.

A primeira rodada aconteceu dia 19/04/1921, no Estádio Prado Mineiro.O Palestra Mineiro venceu o Ipanema por 3 a 2 e se classificou para jogar com o Palmeiras. o Guarany venceu o Hygiênicos por 2 a 1 e ficou na Primeira Divisão.

Dois dias depois, outra rodada. O Lusitano eliminou o Christovam Colombo por 6 a 0. O Sete de Setembro eliminou o Progresso por 1 a 0, e o Palestra despachou o Palmeiras por 4 x 1.

Com a questão resolvida.Palestra, Lusitano, Guarany e Sete de Setembro juntaram ao Yale, Atlético e América.

O Palestra já nascia forte. Primeiro ano de existência e com a presença marcante no Campeonato da Primeira Divisão, de onde nunca saiu.

Fontes[editar]

  • RIBEIRO, Henrique - Almanaque do Cruzeiro. Belo Horizonte: 2007. 560 p.
  • BARRETO, Plínio e BARRETO, Luiz Otávio Trópia -De Palestra a Cruzeiro - Uma Trajetória de Glórias. Belo Horizonte: 2000 M & B Acessoria de Imprensa, 200 p.