Sociedade Esportiva Palestra Itália

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
(Redirecionado de Palestra Itália)
Primeiro escudo usado pelo clube

Ver artigos principais: Cruzeiro Esporte Clube e História do Cruzeiro

Nota: Se procura pelo estádio, veja: Parque Antártica


Sociedade Esportiva Palestra Itália, ou Società Sportiva Palestra Italia na grafia original, foi o primeiro nome do Cruzeiro Esporte Clube após a sua fundação, em 2 de janeiro de 1921.[1]

Além do Cruzeiro, o Palmeiras também foi fundado sob o nome Societa Sportiva Palestra Italia, em 1914.[2] O time paulista também usou o nome Palestra Itália[3] no seu antigo estádio Parque Antártica.

No estado do Paraná houve o Palestra Itália-PR. O clube paranaense foi fundado e se chamou Palestra Itália Futebol Clube. Este clube foi um dos embriões do atual Paraná Clube.


A Mudança do Nome[editar]

Quando o Brasil declarou guerra ao Eixo (na Segunda Guerra Mundial), o governo de Getúlio Vargas proibiu e, consequentemente, determinou as mudanças de nomes que fizessem menção direta ou indireta à Itália, à Alemanha e ao Japão. Em 31 de agosto de 1942 foi criado o decreto federal exigiu tais mudanças em todo o país.

No dia 2 de outubro de 1942, o presidente Ennes Ciro Pony convocou uma assembleia geral para o dia 7 de outubro, que serviria para definir se o clube permaneceria no regime profissional e se haveria a mudança do nome. O mandatário antecipou que, caso a mudança de nome fosse aprovada, o clube se chamaria Ypiranga Esporte Clube.

Entre os dias 3 e 7 de outubro de 1942, os jornais da cidade passaram a se referir ao Clube como Ypiranga de forma equivocada, porque pensavam que o nome sugerido pelo presidente Ennes Ciro Poni é o que seria aprovado na assembleia.

Na assembleia geral, os conselheiros e sócios mantiveram o regime profissional e aprovaram a sugestão de se alterar o nome e as cores do clube. Foram sugeridos nomes como Yale e Ypiranga, mas Cruzeiro Esporte Clube acabou sendo escolhido em homenagem ao símbolo maior da pátria brasileira, a constelação do Cruzeiro do Sul. O nome foi sugerido pelo ex-presidente do Clube, Oswaldo Pinto Coelho.

No entanto, o Clube continuou jogando com o nome e o uniforme do Palestra Mineiro até janeiro de 1943, pois a Federação de Futebol só aprovou os novos estatutos do Clube em 1943. A estreia oficial do nome Cruzeiro foi num amistoso contra o São Cristovão-RJ, em 14 de fevereiro de 1943, no Barro Preto.

Homenagens[editar]

No ano de 2009, o clube utilizou uma camisa com o escudo do Palestra no lado direito do peito e o do Cruzeiro do lado esquerdo, em homenagem a história do Clube.

Referências[editar]

  1. A História Cruzeiro.com.br
  2. O verdadeiro nome do Palestra Palmeiras.com.br
  3. Estádio Palestra Itália Wikipédia

Fontes[editar]

  • RIBEIRO, Henrique. Almanaque do Cruzeiro. 2014. Página 41.