Meia

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube

Ver artigo principal: Jogadores


Pictograma Meia.png
Lista completa de meias do

Cruzeiro Esporte Clube
Escudo Cruzeiro.png


Rômulo é o meia com mais jogos pelo Cruzeiro no elenco atual.

Meia, também chamado de meio-campista ou armador, é um jogador presente no futebol que atua no meio campo mas de maneira mais ofensiva.

O meio campo, originalmente, não era tratado como um setor tão importante como é hoje em dia. Antes da década de 1970, por exemplo, o esquema de jogo mais usado era o 4-2-4, com dois laterais, dois zagueiros, dois pontas e dois atacantes, além dos dois homens de meio.[1]


Histórico[editar]

Ao longo da história do Cruzeiro alguns meias foram destaques durante suas passagens pelo Clube celeste, entre eles: Alex, Carazo, Dirceu Lopes, Eduardo Amorim, Éverton Ribeiro, Geovanni, Gilberto, Ricardo Goulart e Tostão II.

Gilberto já foi convocado para a Copa do Mundo enquanto estava no Cruzeiro, mas foi convocado para jogar na lateral pois ele atuou vários jogos nesta posição na Raposa. Ele foi convocado para a Copa de 2010, na África do Sul.

No dia 2 de junho de 2018 foi confirmado o nome do De Arrascaeta na lista definitiva da Seleção Uruguaia.[2] Com isso, o Cruzeiro passou a ter 11 atletas na história com participação em Copas do Mundo.

Lista de Meias do Cruzeiro[editar]

Nota: Esta página é demasiadamente extensa: para encontrar o atleta com mais facilidade, use a opção Localizar no seu navegador. As listas abaixo estão em ordem alfabética por nome popular ou apelido (mais conhecido e quando houver).

No Elenco Atual[editar]

4 jogadores com média de idade: 23.25 anos

  • Simbolo jogador base.png - Jogador formado na Base

Departamento médico[editar]

  • Jogador lesionado.png - Jogador no Departamento Médico


Que já atuaram no Clube[editar]

Ver também[editar]

Referências[editar]

  1. Meio-campo Wikipédia
  2. Selección Uruguaya @Uruguay Twitter Oficial da Seleção Uruguaia