Lateral

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube

Ver artigo principal: Jogadores


Pictograma Lateral.png
Lista completa de laterais do

Cruzeiro Esporte Clube
Escudo Cruzeiro.png


Rafael Santos é um lateral do elenco atual.

Lateral é um jogador presente no futebol que atua nos lados do campo ocupando a linha de defesa assim como os zagueiros. Há dois tipos de laterais, os que atuam pelo lado direito (lateral-direito) e os que atuam pelo lado esquerdo (lateral-esquerdo. Quando um lateral avança, o outro compõe a linha de defesa com os centrais, chamado de terceiro zagueiro. Se ambos avançarem, um volante acompanha os centrais atrás.

Frequentemente os alas são confundidos com os laterais, que têm a função principal de marcar, fazer a cobertura dos zagueiros e, depois, avançar. No Brasil e em grande parte do mundo eles ficaram sobrecarregados de fazer a função do ala que é um armador pelo flanco, marcando mais na frente. Sendo assim, só existe o ala no sistema com três zagueiros (um na sobra), pouco adotado no Brasil.[1]

A maioria das listas presentes neste e em outros artigos da Cruzeiropédia não faz distinção entre lateral-direito e lateral-esquerdo.


Histórico[editar]

Ao longo da história do Cruzeiro vários laterais (direito ou esquerdo) tiveram passagem de destaque no Clube, entre eles: Ceará, Jonathan, Leandro Silva, Maurinho, Mayke, Nelinho, Nonato, Pedro Paulo e Sorín.

Os laterais Nelinho e Sorín são os atletas da posição que já foram convocados para a Copa do Mundo enquanto estavam no Cruzeiro. O brasileiro nas Copas de 1974 e 1978 e o argentino na Copa de 2002. Meia Gilberto, que atuou vários jogos como lateral, também foi convocado para a posição na Copa de 2010 na África do Sul.

Lista de Laterais do Cruzeiro[editar]

Nota: Esta página é demasiadamente extensa: para encontrar o atleta com mais facilidade, use a opção Localizar no seu navegador. As listas abaixo estão em ordem alfabética por nome popular ou apelido (mais conhecido e quando houver).

No Elenco Atual[editar]

5 jogadores com média de idade: 25.8 anos

  • Simbolo jogador base.png - Jogador formado na Base

Departamento médico[editar]

  • Jogador lesionado.png - Jogador no Departamento Médico


Que já atuaram no Clube[editar]

Ver também[editar]

Referências[editar]