Goleiro

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube

Ver artigo principal: Jogadores


Pictograma Goleiro.png
Lista completa de goleiros do

Cruzeiro Esporte Clube
Escudo Cruzeiro.png


Fábio é o goleiro com mais jogos pelo Cruzeiro em toda a história do Clube.

Goleiro, também chamado de guarda-redes (português europeu) e em tempos antigos arqueiro ou porteiro, é um jogador presente no futebol cuja função é evitar que o clube adversário marque gols.

Justamente por ser a sua função diferente da dos demais jogadores, é protegido por regras específicas. Enquanto os demais jogadores são proibidos de utilizar alguma(s) parte(s) do corpo, este pode utilizar de qualquer parte do corpo para evitar que o clube adversário atinja o gol. Mas essa permissão é restrita à sua própria grande área.


Histórico[editar]

Camisa Amarela[editar]

Em 1965, na estreia de Raul Plassmann pelo Cruzeiro, como não havia uma camisa de goleiro que vestisse em Raul, esse teve de tomar emprestada uma camiseta amarela. Na época, o uniforme preto era padrão de todos os goleiros, de modo que a camisa amarela de Raul acabou chamando muita atenção, rendendo-lhe, inclusive, insinuações quanto a sua sexualidade.

Todavia, apesar de uma tentativa inicial de ridicularizar seu nome, não se deixou abater e começou a se destacar com boas atuações. Dessa forma, o que antes fora motivo de escárnio, passou a ser encarado como um talismã pela torcida cruzeirense e, assim, não pôde mais abandonar o uniforme amarelo.

Lista de Goleiros do Cruzeiro[editar]

No Elenco Atual[editar]

3 jogadores com média de idade: 26.67 anos

  • Simbolo jogador base.png - Jogador formado na Base

Departamento médico[editar]

  • Jogador lesionado.png - Jogador no Departamento Médico


Que já atuaram no Clube[editar]

Ver também[editar]