Nélson de Jesus Silva

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
(Redirecionado de Dida)
Ir para navegação Ir para pesquisar

[edit]

Dida
Dida.jpg
Informações pessoais
Nome completo Nélson de Jesus Silva
Data de nasc. 07/10/1973 (45 anos)
Local de nasc.

Irará

Altura 1,95
Peso 95 kg
Canhoto
Apelido Dida
Número 1
Posição Goleiro
Jogos 306
Gols 0
Elenco atual? Não
Último jogo considerado
Palmeiras 1x0 Cruzeiro - 29/12/1998


Nélson de Jesus Silva, conhecido como Dida, começou sua carreira nas divisões de base do ASA, de Arapiraca (AL), tendo também passado pelo Cruzeiro (AL).

Em 1992, Dida profissionalizou-se no Vitória (BA), sangrando-se campeão estadual. No ano seguinte ajudou o time baiano a fazer sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro até hoje, chegando à final, mas sendo derrotados pelo Palmeiras.

Dida seguiu carreira em clubes brasileiros como o Cruzeiro e Corinthians. Sua carreira na Europa se formou no clube suiço Lugano.

Com a equipe de Belo Horizonte, Dida conquistou vaga nas Olimpíadas de 1996 e levou a equipe mineira à várias conquistas dentre elas destaca-se grandes atuações na Copa do Brasil de 1996 contra o Palmeiras de Rivaldo e na Libertadores de 1997, quando Dida contribuiu decisivamente para classificações e fases preliminares e para o título do Cruzeiro, especialmente nas semifinais contra o Colo-Colo em Santiago e no jogo decisivo contra o Sporting Cristal.

Estas atuações chamaram a atenção de times do Brasil e do exterior, inclusive do AC Milan.

Em 2008 foi contratado pelo Milan através do Lugano-SUI e cedido ao Corinthians.

Entrevista ao Guerreiro dos Gramados[1]

Transferência do Vitória para o Cruzeiro: “Aconteceu no momento certo (início de 1994). Eu era jovem e pude construir uma carreira de sucesso no Cruzeiro, o que me ajudou a elevar mundialmente”.

Títulos pelo Cruzeiro: “a Libertadores foi mais importante, mas a Copa do Brasil de 1996 teve um sabor especial”.

Importância do Cruzeiro na carreira: “Muito grande. Devo muito ao Cruzeiro e sua torcida. É um clube especial para mim”.

Livro Anos 90: um campeão chamado Cruzeiro: “Vou ler com certeza. Excelente oportunidade para reviver bons momentos que passei no Clube”.

Aposentadoria: “Não sei ainda quando vou me aposentar. Ainda me sinto bem para atuar. Enquanto me sentir assim, continuarei jogando”.

Salvador, Belo Horizonte ou Porto Alegre após pendurar as luvas: “Vou morar em BH. Lá é minha casa. É a cidade onde me estabeleci”.

Títulos

Individuais

Vídeos

Defesas

Referências