Cruzeiro no Futebol Americano

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube

Nota: Este artigo é sobre o time de futebol americano. Para o time de vôlei, veja: Sada Cruzeiro

Escudo oficial do Cruzeiro.


Também conhecido como Foxes, o time especializado do Cruzeiro no Futebol Americano disputa a modalidade desde 2017.

Com sede em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, o time nasceu como potência esportiva. Logo no primeiro ano de disputa o Cruzeiro conquistou tudo o que disputou: Copa Minas e Campeonato Brasileiro da modalidade.

O time celeste desta modalidade já foi chamado de Cruzeiro Imperadores, quando fechou parceria com o Juiz de Fora Imperadores[1] no primeiro semestre de 2018,[2] e de Sada Cruzeiro Futebol Americano, ou simplesmente Sada Cruzeiro FA, entre 2017 e início de 2018.


História[editar]

Ver também: Desempenho por Temporada do Cruzeiro no Futebol Americano

Ver anexo: Lista de todos os jogos do Cruzeiro no Futebol Americano

Sada Cruzeiro FA[editar]

BH Eagles

O embrião da formação do clube remonta ao ano de 2002, quando amigos se encontravam e realizavam 'peladas' de futebol americano em Belo Horizonte. Em 2009 é criado, por Walter Mosca e Nicholas Marques, o Get Eagles Football Flag, equipe que atuava na modalidade sem equipamentos.

Em dezembro de 2014 é fundado por Walter Mosca, Nicholas Marques e Filipe Roberto o Belo Horizonte Get Eagles (ou simplesmente BH Eagles), com o objetivo de praticar a modalidade Full Pad do Futebol Americano.

No dia 6 de fevereiro de 2016, o time conquistou a II Copa América de Futebol Americano, na cidade de Huixquilucan, no México, ao vencer o Botafogo Challengers na final pelo placar de 13 a 0. O time ainda foi vice-campeão do Campeonato Mineiro da modalidade no dia 18 de junho.

Em 11 de dezembro do mesmo ano o time disputou sua terceira final na temporada, desta vez na Liga Nacional, a divisão de acesso da modalidade esportiva no país, e conquistou o título e o acesso ao Brasil Futebol Americano (BFA), ao bater o Sinop Coyotes pelo placar de 39 a 7.

Parceria vitoriosa como no voleibol
Escudo oficial do Sada Cruzeiro Futebol Americano.

Em 10 de março de 2017, o Belo Horizonte Get Eagles e o Cruzeiro Esporte Clube, ambos de Belo Horizonte (MG), e a Sada Transportes, com sede em Contagem (MG), firmaram parceria para a criação do Sada Cruzeiro Futebol Americano. Parceria entre a empresa de transportes e o clube celeste repete a parceria do vôlei masculino.

Dois dias após, em 12 de março de 2017, a equipe recém-formada realizou seu primeiro jogo contra o Unimed Miners em São Sebastião do Paraís (MG), casa da equipe adversária. O jogo seria válido pela primeira rodada do campeonato mineiro de 2017, mas devido ao cancelamento do campeonato teve caráter amistoso. O placar final do jogo de estreia foi 39 a 0 a favor do Sada Cruzeiro FA.

A parceria vitoriosa, assim como no vôlei, terminou com 100% de aproveitamento: tanto em jogos quanto em torneios disputados. O Cruzeiro venceu os dois torneios que disputou na temporada 2017: Copa Minas FA e BFA 2017, com a consequente conquista da Conferência Sudeste do torneio.

Cruzeiro Imperadores[editar]

JF Imperadores

Fundado no início de 2017, o Juiz de Fora Imperadores chamou a atenção no esporte nacional por grandes feitos em um curto espaço de tempo. Na temporada 2017, o esquadrão faturou a Conferência Sudeste da Liga Nacional, garantindo presença no BFA em 2018, a divisão de elite do campeonato nacional da modalidade.[1] O time foi o resultado da união de dois times de JF, Mamutes e Red Fox, que em suas existências fizeram excelentes trabalhos dentro e fora de campo ajudando a expandir o futebol americano por Juiz de Fora e pelo Brasil.[3]

Escudo oficial do Cruzeiro Imperadores.
Promessa de novas campanhas vitoriosas

No dia 9 de março de 2018 foi anunciada a nova parceria do Cruzeiro na modalidade da bola oval com o Juiz de Fora Imperadores. A junção a um dos times de maior crescimento no Brasil, visa contar com uma estrutura ainda mais qualificada na temporada para buscar mais um troféu no torneio estadual e na competição nacional.[1]

Os jogos com mando de campo do Cruzeiro Imperadores se alternariam entre Toca da Raposa I, em Belo Horizonte, e em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, onde seria mantida a base de treinamentos da equipe.[1]

Após imbróglio envolvendo uso de jogadores de forma irregular para a disputa do Campeonato Mineiro de Futebol Americano, julgamentos do TJD/MG e debandada geral na competição,[4][5] a parceria Cruzeiro Imperadores foi encerrada.

No dia 30 de maio de 2018, foi anunciado o fim da parceria entre Cruzeiro e Juiz de Fora Imperadores. Os dois projetos seguem no futebol americano, mas de forma independente.[2]

Cruzeiro Foxes[editar]

No dia 7 de junho de 2018, foi noticiado que a nova agremiação será chamada de Cruzeiro Foxes e terá sede em Belo Horizonte. O clube usará a Toca I e passará a mandar jogos apenas na capital mineira.[6]

Títulos[editar]

Ver artigo principal: Lista de Títulos do Cruzeiro no Futebol Americano

Lista de títulos conquistados pelo Cruzeiro no Futebol Americano:

Nacionais
Regionais
  • Conferência Sudeste da BFA: 1 vez (2017)
Estaduais
  • Copa Minas FA: 1 vez (2017)

Links[editar]

Referências[editar]