Marcos Venâncio de Albuquerque

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
(Redirecionado de Ceará (Marcos))

[edit]

Ceará
Ceará.png
Informações pessoais
Nome completo Marcos Venâncio de Albuquerque
Data de nasc. 16/06/1980 (43 anos)
Local de nasc.

Crato

Altura 1.75m
Peso 75kg
Direito
Apelido Ceará
Posição Lateral
Jogos 133 (Oficiais: 125 / Amistosos: 8)
Gols 2 (0 P, 0 F)
Elenco atual? Não
Resultados em campo
76 V - 25 E - 32 D
Primeiro jogo
Portuguesa Escudo Portuguesa.png 0x2 Escudo Cruzeiro 2004.png Cruzeiro - 18/07/2012
Primeiro Gol
Santos Escudo Santos.png 4x2 Escudo Cruzeiro 2004.png Cruzeiro - 08/08/2012
Último jogo considerado
Cruzeiro Escudo Cruzeiro 2015.png 3x0 Escudo Joinville.png Joinville - 29/11/2015

Nota: Este artigo é sobre o jogador. Para o estado, veja: Clubes do Ceará. Para o clube, veja: Ceará Sporting Club


Marcos Venâncio de Albuquerque, mais conhecido como Ceará, é um jogador brasileiro que atua como lateral-direito e, às vezes, como lateral-esquerdo.

Clubes Anteriores[editar]

Profissional

Histórico[editar]

Ele foi contratado pelo Cruzeiro em 2012[1] e seu primeiro gol com a camisa celeste foi na derrota de 4x2 contra o Santos na Vila Belmiro com um golaço de falta.

100 jogos[editar]

Homenagem por 100 jogos

No dia 21 de setembro de 2014, antes da vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-PR, recebeu a homenagem por ter completado 100 jogos com a camisa do Cruzeiro na derrota contra o São Paulo.[2]

Fim do contrato[editar]

No dia 1 de dezembro de 2015 o Cruzeiro anunciou que não renovaria o contrato do jogador.[3] Ele inclusive não participou da última partida do Campeonato Brasileiro 2015 contra o Internacional.

Dois dias depois, no dia 3 de dezembro, o jogador foi homenageado pela diretoria.[4]

Carta de despedida[editar]

No dia 7 de dezembro daquele ano, Ceará divulgou uma carta de despedida:[5]

“O capítulo 3 do livro de Eclesiastes da Bíblia Sagrada diz que "há um tempo determinado para todas as coisas debaixo do céu".

Com esse texto gostaria de dar início à minha despedida do clube que marcou minha carreira para sempre.

Foram três anos e meio de uma intensa convivência. E nesse período procurei honrar, com todas as minhas forças, a camisa do Cruzeiro Esporte Clube, um dos maiores clubes do Brasil e do Mundo.

Em primeiro lugar quero agradecer a Deus, criador do céu e da terra, pelo dom da vida, pela saúde e por me proporcionar o sonho de jogar futebol.

À diretoria do Cruzeiro o meu muito obrigado. Afinal, vocês abriram às portas para que eu pudesse voltar ao Brasil depois de cinco anos jogando pelo Paris Saint Germain, na França. Cumpriram fielmente todos os compromissos na época tratados. A cada funcionário da instituição, gente anônima, mas de grande coração, a minha eterna gratidão.

À diretoria do Cruzeiro o meu muito obrigado. Afinal, vocês abriram às portas para que eu pudesse voltar ao Brasil depois de cinco anos jogando pelo Paris Saint Germain, na França. Cumpriram fielmente todos os compromissos na época tratados. A cada funcionário da instituição, gente anônima, mas de grande coração, a minha eterna gratidão.

Aos mais de 8 milhões de cruzeirenses espalhados pelo mundo faltariam palavras para externar minha gratidão. Você, torcedor, é a maior razão de cada gota de suor derramada durante os árduos treinamentos e das "batalhas" dentro de campo, em cada partida. Jogamos por vocês. Obrigado pelos aplausos, pelo incentivo diariamente, pela confiança. Vocês acreditaram que eu poderia vestir a camisa 2 do Cruzeiro e fazer história com ela. E para a glória de Deus, eu fiz, com a ajuda de meus companheiros dentro e fora de campo.

Afinal, conquistamos o campeonato brasileiro em 2013. No ano seguinte, 2014 levantamos o troféu de campeão estadual e novamente o brasileirão. Algo inédito na história do clube. Festejamos juntos. As manifestações de alegria e apoio que saiam das arquibancadas foram contagiantes. De coração, muito obrigado.

Mas não poderia terminar sem agradecer a imprensa mineira. Repórteres, cinegrafistas, fotógrafos, produtores e auxiliares. Tivemos uma relação de respeito, verdade nas informações e até momentos de descontração. Com certeza nos encontraremos por aí.

O meu tempo de despedida chegou. Confesso que foi preciso conter as lágrimas. O meu futuro no futebol está nas mãos de Deus. Estou feliz, confiante e ciente do dever cumprido. As cores azul e branco desse clube estarão sempre comigo. Guardadas no meu coração.

Deixo meu muito obrigado a todos cruzeirenses!”

Números por ano[editar]

    Lista está ordenada por número de jogos. Clique nas setas para mudar ordenação
    Temporada Jogos Titular Reserva Banco Gols Gol aos do Cartões Cartão amarelo recebido aos Cartões Cartão vermelho recebido aos
    2014 45 40 5 19 0 5 0
    2013 44 42 2 8 0 6 0
    2015 24 22 2 3 1 3 0
    2012 20 20 0 0 1 3 0

Títulos no Cruzeiro[editar]

Mídias[editar]

Vídeos[editar]

Homenagem na saída

Referências[editar]