Categoria:Primeira Liga

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
Primeira Liga 2017.png


A Primeira Liga foi uma entidade que organizou campeonato futebolístico no Brasil. Atualmente a competição que ela organiza a nível regional é somente a Copa Primeira Liga, também chamada de Copa Sul-Minas-Rio.

Fundada no dia 10 de setembro de 2015 no Rio de Janeiro como Liga Sul-Minas-Rio, a entidade foi logo chamada como Primeira Liga após reuniões entre dirigentes dos clubes membros. Ela foi fundada em um ano turbulento nos bastidores do futebol mundial e nacional.

O primeiro presidente da entidade foi Doutor Gilvan de Pinho Tavares, na ocasião também presidente do Cruzeiro. O último presidente foi o engenheiro civil Marcus Vinícius Salum, membro do conselho administrativo do América-MG.

Apesar de ter 19 filiados de 8 estados diferentes (do sudeste, sul, centro-oeste e nordeste), nem todos eles disputam o principal torneio organizado pela entidade, muito devido ao calendário brasileiro.

Em junho de 2019 foi anunciado o fim da competição por falta de espaço no calendário[1].


Histórico[editar]

Primeiro escudo da entidade

Foi criada em 2015, ano turbulento nos bastidores do futebol mundial e igualmente confuso no Brasil. Além de prisões e dos indiciamentos de seus dirigentes, a CBF teve de lidar com outro problema: a criação de uma liga independente de clubes, à revelia das ordens da entidade. A ideia inicial era reeditar a Copa Sul-Minas, com aval da entidade, mas logo Flamengo e Fluminense, em pé de guerra com a Ferj (federação do Rio), se juntariam ao grupo.

Antes de começar a Copa Sul-Minas-Rio 2016, houve várias divergências entre as entidades e entre próprios representantes dos clubes da Liga, entre eles com o presidente do Cruzeiro Gilvan de Pinho Tavares que chegou a anunciar saída do Clube do torneio.

A Liga foi fundada na sede do Rubro-Negro carioca, com apoio do presidente da FCF (federação catarinense) e vice da CBF, Delfim Peixoto, desafeto declarado de Marco Polo (então presidente da entidade). O que era o embrião de uma competição regional se tornou o começo de uma "rebelião".

Em 2017, além da saída dos paranaenses Atlético e Coritiba no torneio, o formato e a duração do torneio mudaram e o torneio teve o Ceará como estreante e primeiro nordestino a participar na competição.

Em janeiro, Marcus Salum, novo presidente da Primeira Liga, apontou que o formato e as datas a serem utilizadas para que a competição possa ocorrer em 2018 seriam alterados. Torneio seria apenas mata-mata e durante a Copa do Mundo 2018.[2]

Em junho de 2019 foi anunciado o fim da competição por falta de espaço no calendário[1]

Filiados[editar]

Lista de clubes filiados em ordem alfabética. Apesar de serem membros, alguns não participam da Copa Primeira Liga.

Histórico Geral[editar]

Atualizado no dia no dia 3 de setembro de 2017
Competição Participações Campeão Vice-Campeão Semifinalista Artilharia
Copa Primeira Liga / Copa Sul-Minas-Rio 2 0 0 1 0

Estatísticas[editar]

Atualizado no dia do último jogo considerado: Londrina 2x2 Cruzeiro - 03/09/2017
Mando de Campo Jogos Pts Aprov.
em pts
Vitórias
(aprov.)
Empates Derrotas Gols Feitos Gols Sofridos Saldo Gols Média gols Média gols
sofridos

Geral 8 15 62,50% 4
(50,00%)
3 1 13 8 5 1,63 1,00
Mandante 5 12 80,00% 4
(80,00%)
0 1 10 5 5 2,00 1,00
Visitante 3 3 33,33% 0
(0,00%)
3 0 3 3 0 1,00 1,00

Fontes[editar]

Referências[editar]

Subcategorias

Esta categoria possui apenas a seguinte subcategoria.

C