Categoria:Campeonato da Cidade 1931

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
← Campeonato da Cidade 1930 Logo fmf.png Campeonato da Cidade 1932 (AMEG) →



Campeonato da Cidade 1931, também chamado e reconhecido como Campeonato Mineiro 1931, foi a 17ª edição oficial do principal torneio de Minas Gerais.

Regulamento

  • Turno e returno em pontos corridos (vitória 2 pontos e empate 1 ponto); em caso de empate, times fazem final de ida e volta

Histórico

Em outubro de 1931, América, Sete de Setembro e Villa Nova abandonaram o campeonato devido a divergências com a LMDT e se desfiliaram. Juntos criaram a AMEG e jogaram um campeonato paralelo.

Com os jogos anulados e cancelados, o Palestra Itália terminou com 14 pontos. Empatado mas com saldo menor, em segundo lugar, o Atlético forçou uma final com o time palestrino e venceu o primeiro jogo.

O segundo jogo, que deveria ser disputado no dia 6 de dezembro, não foi iniciado devido à ausência de um árbitro. O Atlético não conseguiu acertar a contratação de um árbitro neutro do Rio de Janeiro, conforme acordo entre os clubes. Na preliminar entre os times B, os jogadores cruzeirenses foram agredidos por torcedores do Atlético. Por causa dos incidentes a diretoria do Cruzeiro rompeu relações com o Atlético.

A Federação tentou remarcar este jogo, mas o Palestra rompeu o relacionamento com o Atlético e abandonou a Federação, depois do América, Sete de Setembro e Villa Nova. A federação proclamou o alvinegro como campeão.

Geral

Atualizado no dia do último jogo: 29/11/1931 - Palestra Itália 1 x 2 Atlético-MG
Mando de Campo Jogos Vitórias (aprov.) Empates Derrotas Gols
Feitos
Gols
Sofridos
Saldo de
Gols
Média de
gols
Média de
gols sofridos

Geral 9 7
(77,78%)
0 2 46 13 33 5,11 1,44
  • Antes da final, o Palestra Itália terminou com 14 pontos, pois a vitória valia 2 pontos, em vez de 3.

Artilharia

- Jogador Gols Gol aos do
Niginho 15
Bengala 14
Carazzo 5
Alcides
Custódio
3
Bellini
Piorra
2
aos do Emerico (Guarany)
aos do Vignoli (Guarany)
1
  • aos do Gol Contra

Fontes