Uniformes do Cruzeiro
Ver artigos principais: Cruzeiro Esporte Clube e História do Cruzeiro
Desde sua fundação, os Uniformes do Cruzeiro já mudaram várias vezes, assim como o nome e as cores do clube. Além disso, os escudos dos uniformes já foram diferentes dos escudos oficiais.
Histórico[editar]
Juntamente com a evolução do futebol, no que diz respeio ao estilo de jogo ou às táticas, também houve a evolução dos uniformes usados pelos jogadores. Antes feitos simplesmente costurados com algodão, hoje em dia as camisas dos clubes de futebol são feitas com uma grande tecnologia, que proporciona aos jogadores poder jogar seu melhor.
As primeiras camisas do Cruzeiro traziam o escudo fechado, com as cinco estrelas dentro. Com o passar dos anos, o clube fez algumas transformações marcantes em seu manto.
Como surgiu a camisa branca[editar]
Um amistoso contra o Sete de Setembro, em 20 de abril de 1950, no estádio do Barro Preto, marcou a estreia do uniforme branco do clube. O que poucos torcedores sabem é que a camisa foi criada para ser utilizada em jogos noturnos, por causa dos deficientes sistemas de iluminação nos estádios na época. No uniforme, o calção era para ser azul, mas a empresa que confeccionou se esqueceu de produzir as peças e os shorts brancos do uniforme principal foram improvisados. Dessa forma, o Cruzeiro jogou todo de branco nesse duelo.[1] Mais abaixo há místicas da camisa branca.
Outras mudanças[editar]
Em 28 de maio do mesmo ano, o Cruzeiro atendeu a exigência da Fifa e passou a utilizar as camisas numeradas. A estreia do uniforme com números nas costas dos atletas foi contra o Metalusina, pelo Campeonato da Cidade.
Em 19 de setembro de 1959, em partida contra o Renascença, o clube tomou uma decisão que seria imortalizada na história do clube. Em vez do escudo fechado na camisa oficial, seriam utilizadas as cinco estrelas soltas, que fizeram parte do uniforme celeste até o ano 2000.
De 2000 a 2011, o Cruzeiro usou o escudo fechado em seu uniforme principal nas temporadas 2000, 2001, 2002 (primeiro semestre), 2003 (segundo semestre), 2004, 2005, 2006 e 2011. No total, na história celeste, o clube usou seu escudo fechado em 23 temporadas, entre as 70 com o nome Cruzeiro.
Místicas da camisa branca[editar]
A mística da camisa branca ganhou vida no fim dos anos 80. No Brasileiro de 1987, o clube celeste jogou cinco dos oito jogos decisivos da reta final com a camisa branca e foi obtendo grandes resultados, até classificar-se dramaticamente para a semifinal, contra o Inter. Foram cinco vitórias e três empates
A classificação, jogando de branco, veio contra o Santos, no Pacaembu. Careca marcou um gol aos 47 minutos do segundo tempo, em posição irregular de impedimento, mas o tento foi validado pela arbitragem.
Na semifinal, o Internacional resolveu acabar com a mística celeste. No primeiro jogo, o Cruzeiro jogou de branco e empatou no Beira-Rio. Na segunda partida, no Mineirão, o Inter só levou para BH seu uniforme branco e 'obrigou' a Raposa a vestir sua camisa tradicional. Resultado: 1 a 0 para o Colorado, classificado para a finalíssima contra o Flamengo.
No jogo de ida das oitavas de final da Supercopa Libertadores 1992 o Cruzeiro jogou o primeiro tempo com o uniforme azul. No intervalo trocou de uniforme e aos 2 minutos do segundo tempo marcou o gol. O jogo ficou 1x1 contra o Atlético Nacional. No jogo de volta no Mineirão também jogou com a camisa branca e goleou por 8x0.
Na final da Copa Mercosul 1998 o Cruzeiro jogou a primeira partida, em casa, com a camisa branca. Venceu o jogo por 2 a 1 e no jogo de volta Felipão fez o Palmeiras usar o uniforme branco, para obrigar o Cruzeiro a usar a camisa azul. Cruzeiro perdeu o jogo por 3 a 1.
Houve um terceiro jogo de desempate na final da Copa Mercosul 1998. O Palmeiras jogou de verde e mesmo jogando de branco o Cruzeiro perdeu o jogo por 1 a 0. Outra ocasião que não funcionou foi quando o Cruzeiro recorreu a camisa branca no segundo jogo da final da Copa do Brasil 2014 onde precisava reverter um resultado de 2 a 0 sofrido no primeiro jogo. Acabou perdendo por 1 a 0.
No Brasileiro de 2011, o Cruzeiro resgatou a cor na reta final e se livrou da queda na última rodada, em vitória sobre o rival Atlético, pelo placar de 6 a 1. Em cinco jogos com o uniforme, a equipe venceu dois e empatou três. Antes de fazer 6 a 1 sobre o arquirrival, o Cruzeiro havia recorrido ao uniforme branco contra Internacional, Avaí, Atlético-PR e Ceará. A equipe celeste venceu o Colorado e empatou com os demais adversários, todos eles também brigando contra o rebaixamento.
No jogo em que garantiu a permanência na Primeira Divisão do futebol brasileiro em 2012 e encerrou um jejum de três partidas, o Cruzeiro estava com o “uniforme da sorte”. Trajado todo de branco, o time celeste venceu o Bahia, por 3 a 1, e amenizou os protestos da torcida no Independência. Vindo de três derrotas, o time seria pressionado pelos rivais se não tivesse conseguido reverter o placar no Horto.
Depois de perder por 1x0 no jogo de ida na semi-final da Copa do Brasil 2017 contra o Grêmio, o Cruzeiro usou a camisa branca no jogo de volta no Mineirão. Ganhou o jogo por 1x0 e classificou para a final nos penaltis por 3x2. A camisa branca foi usada nas duas partidas.
Em 2018 a camisa toda branca foi substituida pela Blàr Vikingur (nome dado pela Umbro), que fazia referência à seleção da Islândia. Jogando com essa camisa o Cruzeiro teve resultados ruins e foi sendo utilizada cada vez menos ao longo do ano, inclusive em partidas como visitante, em que o Cruzeiro geralmente utiliza o segundo uniforme como foi o caso do primeiro jogo da Semi-Final da Copa do Brasil 2018[2]
Em 2020 o Cruzeiro vinha de uma sequência de ruim na Série B de 8 jogos com apenas uma vitória. O time entrou em campo com a camisa branca no Mineirão e venceu a Ponte Preta por 3x0. A justificativa oficial do clube foi que o tecido da camisa branca era melhor em função do calor no dia do jogo. A fase era tão ruim que nem a camisa ajudou, já que o Cruzeiro perdeu os dois jogos seguintes vestido de branco: Cuiabá, fora de casa, por 1x0 e Sampaio Corrêa, no Mineirão por 2x1.
Camisa mais bonita[editar]
- 2015 - Blog realizou pesquisa virtual com 50 jornalistas de fora do país e a camisa do Cruzeiro foi eleita a mais bonita do futebol Brasileiro[3][4]
- 2017 - Em enquete feita pelo Twitter do site argentino "Marca de Gol". A camisa foi eleita com 60% a camisa mais bonita da América do Sul. [5]
Lista de Uniformes[editar]
Esta seção mostra as principais evoluções da camisa de um dos maiores clubes brasileiros de futebol, o Cruzeiro Esporte Clube. Desde sua fundação, o clube já mudou de nome e cores, sendo bastante interessante observar esse desenvolvimento.[6] Costas dos uniformes, patches definitivos e uniformes adicionais ou comemorativos como de goleiro e uniforme número 3 estão no no artigo em anexo.
1921 - 1949[editar]
Ver anexo: Todos os Uniformes do Cruzeiro incluindo Camisa 3
Ano | Imagem | Observações |
---|---|---|
1921-1927 | O primeiro uniforme do time foi improvisado. Era camisa verde escura, calção branco e meias verdes. Foi com ele que o clube marcou a sua estréia no dia 3 de abril, no Estádio do Prado Mineiro, com uma vitória de 2 a 0 sobre o Combinado Villa Nova e Palmeiras, de Nova Lima.
O escudo usado nas camisas de manga comprida mudaram ano a ano, diferente do escudo registrado no estatuto. Com exceção dos escudos, o uniforme sempre foi semelhante e com manga comprida. O uniforme da imagem ao lado é um modelo ilustrativo do uniforme usado no Campeonato da Cidade 1923. | |
1928-1935 | Neste ano a camisa verde escura deu lugar a um tom mais claro, com gola branca e punhos vermelhos. O calção continuou branco e as meias verdes ganharam detalhes em vermelho e branco, caracterizando as cores da bandeira italiana. Este uniforme foi utilizado, até 1940. Por causa da cor verde clara da camisa o time levou o apelido de "periquito". | |
1940-1943 | Neste ano houve uma modificação radical no uniforme. A camisa passou a ter faixas horizontais verde e vermelha, gola e punhos brancos com o escudo ao centro. O calção branco e as meias vermelhas. Com este uniforme aconteceu a conquista do Campeonato da cidade de 1940, após 10 anos de jejum. O apelido também mudou de "periquito" para "tricolor".
Mesmo após o clube mudar para Palestra Mineiro em fevereiro de 1942, ele usou o uniforme palestrino, até janeiro de 1943. O escudo na camisa passou a ter um P solitário em meio ao losango.[7] | |
1942 | Camisa usada no jogo contra o Atlético-MG no dia 1 de fevereiro de 1942 válido pelo Campeonato da Cidade 1941. Foi o último jogo do clube como Palestra Itália. No dia 4 de fevereiro o conselho referendou o nome oficial do clube como "Palestra Mineiro", nome usado até fim de janeiro de 1943, quando a FMF aprovou, com atraso, o estatuto com o nome Cruzeiro. A informação de que o clube jogou com o nome de Ypiranga é equivocada visto que este nome foi cogitado apenas em outubro daquele ano, conforme explicado neste artigo. | |
1943-1944 | Com o nome modificado para Cruzeiro, o novo uniforme passou a ter camisa azul com linhas horizontais acompanhando a gola. O escudo na camisa era redondo e simples com o fundo azul e a constelação do Cruzeiro do sul ao centro. O escudo ficou no lado esquerdo da camisa. Os calções e as meias passaram a ser brancos. | |
1945-1946 | Uniforme passou a ser toda azul no estilo das primeiras camisas do Palestra Itália: com laços brancos na parte central. | |
1947-1949 | Uniforme passou a ser idêntico com o usado em 43 e 44, mas sem laço para amarrar no "V" da camisa e com o branco acompanhando a gola mais estreito. |
1950 - 1991[editar]
Ver anexo: Todos os Uniformes do Cruzeiro incluindo Camisa 3
Ano | Imagem | Observações |
---|---|---|
1950-1956 | Uniforme passou a ter camisa azul com gola branca.
Devido ao estado precário dos sistemas de iluminação dos estádios, o Cruzeiro lançou um uniforme para os jogos noturnos: camisa branca com gola, punhos e o escudo azul; calção azul e meias brancas. | |
1956 | Uma nova experiência foi feita com o lançamento de mais um novo uniforme. Desta vez a camisa passou a ter listras horizontais azul e branca; calções brancos e meias brancas. Não chegou a ser utilizado em muitas partidas. | |
1959-1983 | Neste ano, o Cruzeiro modificou, mais uma vez o seu uniforme. A camisa passou a ser toda azul, sem golas e com as estrelas soltas a altura do peito. Os calções brancos ganharam em sua lateral uma listra azul vertical e as meias continuaram brancas. A estréia do novo uniforme aconteceu no Estádio dos Tecelões, num amistoso contra o Renascença, no dia 19 de setembro. O jogo terminou com um empate em 1 a 1. O gol foi de Abelardo, o "flecha azul". | |
1976 | Camisa usada na conquista da Copa Libertadores da América | |
1984 | Primeira camisa com logotipo de fornecedor de material esportivo (Topper) e primeira camisa com patrocinador (Supermercado Medradão) | |
1989 | Primeira camisa com patrocinador internacional (Coca-Cola) | |
1990-1991 |
1992 - 2000[editar]
Ver anexo: Todos os Uniformes do Cruzeiro incluindo Camisa 3
Ano | Imagem | Comentário |
---|---|---|
1992-1995 | ||
1997 |
2000 - 2010[editar]
Ver anexo: Todos os Uniformes do Cruzeiro incluindo Camisa 3
Ano | Imagem | Comentário |
---|---|---|
2000 | Neste ano o clube abandonou as estrelas soltas no lado esquerdo da camisa, após 40 anos. Pela primeira vez, a camisa passou a levar o escudo oficial do clube. | |
2002 | O Cruzeiro voltou a utilizar as estrelas soltas no lado esquerdo da camisa. | |
2003 | O escudo voltou a substituir as estrelas soltas, dessa vez acompanhado de duas taças, referentes às conquistas das Libertadores. | |
2004 | Novamente adota-se um uniforme número 3, azul celeste, lembrando as cores da seleção do Uruguai. Nesse ano o escudo, nos três uniformes, além das tacinhas, ganhou uma coroa (posteriormente incluída no estatuto do clube como parte oficial do escudo) relembrando a conquista da Tríplice Coroa no ano anterior. Além disso, também estava presente o escudo da CBF, como atual Campeão Brasileiro, acompanhado de duas estrelas amarelas, referentes aos dois títulos de campeão nacional. | |
2005 | Os uniformes números 1 e 2 utilizados em competições nacionais e utilizam o escudo no peito. Nas competições internacionais e em algumas partidas do Campeonato Brasileiro utilizou-se o uniforme número 3, de azul um pouco mais claro, e com mais detalhes brancos, porém com as estrelas soltas. Uma novidade nesse terceiro uniforme foi a cor dos números dos jogadores, que passou a ser amarelo. Nos três modelos as estrelas e taças deslocaram-se para a manga da camisa. | |
2006 | Entra em vigor o contrato com a multinacional alemã Puma. Os uniformes 1 e 2 seguem o tradicional, sem muitos detalhes. As tacinhas e estrelas foram abandonadas. Segue apenas a coroa em cima do escudo, que como dito anteriormente, passou a fazer parte do estatuto do clube. O uniforme 3, assim como em 2005, traz as estrelas soltas com a coroa sobre elas. Detalhe também para uma faixa branca e outra dourada sobre as mangas. | |
2007 | Após eleição realizada pelo site do clube, os torcedores decidem que as estrelas soltas voltariam à camisa. A coroa passa a ficar logo abaixo da gola, juntamente com o nome do time. O logo da Puma, assim como o número nas costas, passam a ser dourados. | |
2008 | Sem comentário adicional | |
2009 | Sem comentário adicional | |
2010 | Sem comentário adicional |
2011 - 2020[editar]
Ver anexo: Todos os Uniformes do Cruzeiro incluindo Camisa 3
Ano | Imagem | Comentário |
---|---|---|
2011 | Sem comentário adicional | |
2012 | Sem comentário adicional | |
2013 | Sem comentário adicional | |
2014 | Cruzeiro teve 3 uniformes em 2014(Ver camisa 3):
O patch de Campeão Brasileiro só foi usado no uniforme, lançado no dia 25 de abril para a disputa do Brasileiro 2014.[8][9] No dia 16 de maio foi lançado o uniforme 3 inspirado na Seleção[10]. | |
2015 | O uniforme 2015 foi lançando no dia 16 de janeiro. Foi o primeiro uniforme feito pela Penalty e teve grande expectativa por ser lançado sem patrocinador.[11][12]
No dia 17 de julho foi apresentado a camisa 3[13][14] (Ver camisa 3) | |
2016 | O uniforme 2016 foi lançando no dia 12 de maio em evento no Mineirão.[15][16] Foi o primeiro uniforme feito pela Umbro.
No dia 20 de novembro o Cruzeiro apresentou o terceiro uniforme.[17](Ver camisa 3) | |
2017 | O uniforme 2017 foi lançando no dia 25 de junho em um evento na esplanada do Mineirão. Foi o segundo uniforme feito pela Umbro com detalhes em alusão aos 20 anos da conquista da Libertadores 97.[18][19][20]
Após a conquista da Copa do Brasil 2017, o patch de campeão foi adicionado às camisas. No dia 3 de novembro foi lançado o uniforme 3.[21] | |
2018 | O uniforme 2018 foi lançado no dia 7 de março em um evento na esplanada do Mineirão.[22]
O uniforme 2 foi lançado no dia 13 de abril como parte do Projeto Nations. A camisa do Cruzeiro foi feita em homenagem à Islândia e foi batizada como Blár Víkingur (Viking Azul em português).[23] No dia 2 de agosto foi lançado o uniforme 3[24](Ver camisa 3) | |
2019 | No dia 18 de janeiro, uma semana antes do planejado, a Umbro lançou o uniforme II de jogo. Houve uma mudança de planos devido a foto a camisa ter sido vazada no instagram do atacante Fred[25][26]
No dia 7 de março Cruzeiro apresentou o uniforme 1 da temporada, que foi usado pela primeira vez na vitória sobre o Huracán na estreia da Copa Libertadores da América 2019[27][28] | |
2020 | No dia 26 de dezembro de 2019 o Cruzeiro divulgou imagens da nova camisa. O uniforme é o primeiro fabricabo pela Adidas[29][30] |
2021 - 2030[editar]
Ver anexo: Todos os Uniformes do Cruzeiro incluindo Camisa 3
Ano | Imagem | Comentário | |
---|---|---|---|
2021 | No dia 11 de março Cruzeiro faz o lançamento oficial da camisa do Centenário. O ensaio de lançamento do manto contou com figuras ilustres como Natal, Dirceu Lopes, Douglas, Nonato, Geovanni e Gomes se juntaram ao goleiro Fábio e às Cabulosas Eskerdinha, Vanessinha e Duda.[31][32][33] | ||
2022 | No dia 3 de março Cruzeiro lança o uniforme para a temporada, que traz o primeiro escudo do clube após a mudança de nome. A camisa carrega tonalidade de azul escuro[38][39][40].
No dia 20 de maio foi lançado a camisa 2 da temporada[41][42]. | ||
2023 | No dia 2 de janeiro o Cruzeiro lançou o uniforme da temporada 2023. O uniforme foi feito em homenagem aos 20 anos da Tríplice Coroa e contou com uma ação de marketing em que foram espalhadas 5 camisas pela cidade de Belo Horizonte[43][44].
| ||
2024 | No dia 5 de março, Cruzeiro lança o uniforme para a temporada 2024[47][48]. A camisa foi inspirada no manto utilizado nas conquistas do time entre 92 e 95. O tema da campanha traz o slogan "Escrito nas estrelas". O planetário de Belo Horizonte foi o local escolhido para as fotos de divulgação. Os ex-jogadores Nonato e Douglas participaram do lançamento[49]
|
Fornecedores de Material Esportivo[editar]
- (1921-1983)
- Topper (1984-1985)
- Adidas (1986-1989)
- Finta (1990-1996)
- Rhumell (1997-1998)
- Topper (1998-2005)
- Puma (2006-2008)
- Reebok (2009-2011)
- Olympikus (2012-2014)
- Penalty (2015[52][53]-2016)
- Umbro (2016[54][55]-2019[56])
- Adidas (2020[57][58][59]-2025[60][61])
Patrocinadores Master[editar]
- Medradão (1984)
- Frigorifico Perrella (1985)
- BDMG (1986)
- Coca-Cola (1989-1995)
- Energil C (1996-1999)
- FIAT (2000-2003)
- Siemens AG (2004-2005)
- Xerox (2006[62]-2007)
- Construtora Tenda (2007-2008)
- Banco Bonsucesso (2009)
- Banco BMG (2010-2014)
- Supermercados BH (2015[63]-2016)
- Caixa Econômica Federal (2016[64]-2018[65][66])
- Banco Digimais(2019[67][68])
- Supermercados BH (2020, 2021, 2022)
- Betfair (2023[69][70][71] - )
Patrocinadores Premium[editar]
- Gelmax e Telebingão Campeão (1998-1999)
- Ceras Grand Prix (2000-2001)
- Lousano (2001-2003)
- Aethra (2007)
- Fiat (2008)
- Ricardo Eletro (2010[72])
- NetShoes (2011)
- GuaraMix (2012[73]-2015[74])
- TIM (2013[75]-2015)
- Zurich[76]
- 99Taxi (2015[77])
- Super8 (2016-2018[78][79])
- Supermercados BH (2016[80][81][82])
- Multivix[83]. (2024)
Patrocinadores Standard[editar]
- Questão de Estilo – Jeans Wear (2010)
Vídeos[editar]
Ver também[editar]
Referências[editar]
- ↑ Superesportes - Cruzeiro adota camisa da sorte
- ↑ Derrota na Libertadores reforça 'zica' dos uniformes reservas do Cruzeiro em 2019
- ↑ Camisa do Cruzeiro é eleita a mais bonita do Brasil por estrangeiros
- ↑ Estrangeiros elegem a camisa mais bonita do futebol brasileiro
- ↑ Camisa do Cruzeiro é eleita a mais bonita da América do sul em enquete
- ↑ Superesportes - 70 anos do uniforme azul
- ↑ Campeonato da Cidade 1942 Blog Almanaque do Cruzeiro
- ↑ Cruzeiro lança camisa com selo em referência à conquista do Brasileirão
- ↑ SuperEsportes - Camisa sem patch de campeao
- ↑ Em clima de Copa, Cruzeiro lança terceiro uniforme inspirado na Seleção
- ↑ Evento em cinema da capital marca a apresentação do manto celeste
- ↑ Cruzeiro lança novos uniformes em evento cinematográfico na capital
- ↑ Cruzeiro divulga novo terceiro uniforme em homenagem às raízes italianas; confira as fotos
- ↑ Cruzeiro lança nova coleção de uniformes, que resgata a origem italiana
- ↑ Cruzeiro e Umbro lançam novo manto com grande festa no Mineirão
- ↑ Com festa diferente, Cruzeiro mostra seus novos uniformes no Mineirão
- ↑ Cruzeiro e Umbro apresentam terceiro uniforme no Mineirão
- ↑ Camisas do Cruzeiro 2017 são lançadas pela Umbro
- ↑ Cruzeiro lança novo uniforme em ação na esplanada do Mineirão
- ↑ Cruzeiro e Umbro lançam uniformes em ação especial no Mineirão
- ↑ Lucas Romero apresenta o uniforme três para a maior torcida de Minas
- ↑ Apresentação do novo manto e ações na esplanada e no gramado agitam o Mineirão
- ↑ Projeto Nations: Cruzeiro e Umbro lançam uniforme com homenagens a Islândia
- ↑ #DeMantoEAlma: Cruzeiro e Umbro apresentam terceiro uniforme celeste
- ↑ Pega de surpresa, Umbro antecipou lançamento da camisa do Cruzeiro
- ↑ Postagem de Fred divulga camisa branca do Cruzeiro para a temporada 2019
- ↑ UM MANTO DE HISTÓRIAS: CRUZEIRO APRESENTA SEU NOVO UNIFORME 1 DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A UMBRO
- ↑ Cruzeiro mostra nova camisa azul, que vai estrear nesta quinta-feira, contra Huracán, pela Libertadores
- ↑ UM NOVO TEMPO! CRUZEIRO ANUNCIA ADIDAS COMO NOVA FORNECEDORA DE MATERIAL ESPORTIVO
- ↑ De camisa nova: Cruzeiro divulga uniformes para a próxima temporada
- ↑ EXALTANDO A RICA HISTÓRIA QUE SÓ O CRUZEIRO TEM, CLUBE CELESTE E ADIDAS APRESENTAM OFICIALMENTE A CAMISA DO CENTENÁRIO
- ↑ Cruzeiro antecipa lançamento de uniforme do centenário e nova camisa ganha escudo dourado; veja imagens
- ↑ Cruzeiro lança uniforme do Centenário com detalhes e patrocínios em dourado
- ↑ PRONTA PARA BRILHAR, CAMISA BRANCA DO ANO DO CENTENÁRIO É REVELADA OFICIALMENTE PELO CRUZEIRO
- ↑ Cruzeiro lança nova camisa branca produzida pela Adidas; veja detalhes
- ↑ Cruzeiro lança uniforme branco e completa coleção do centenário
- ↑ Cruzeiro: apresentador Neto dá 'spoiler' da camisa branca antes do lançamento
- ↑ Fim do mistério: Cruzeiro divulga vídeo lançando a nova camisa
- ↑ Cruzeiro oficializa novo uniforme e inicia venda no site da Adidas
- ↑ Cruzeiro lança novo uniforme em alusão ao primeiro escudo do clube
- ↑ CHEGOU A NOVA CAMISA BRANCA DO CRUZEIRO!
- ↑ Cruzeiro oficializa camisa branca da temporada 2022 e irá estrear novo uniforme no domingo
- ↑ @Cruzeiro - Lançamento da camisa
- ↑ Cruzeiro revela nova camisa da Adidas para temporada de 2023; veja fotos
- ↑ @Cruzeiro - Imagem camisa branca
- ↑ Cruzeiro divulga nova camisa 2 com fotos de Samuel Rosa
- ↑ @Cruzeiro - Anúnico 1
- ↑ @Cruzeiro - Anúncio 2
- ↑ Cruzeiro lança nova camisa para a temporada 2024; assista vídeo e veja fotos
- ↑ Cruzeiro lança camisa com alusão à Pampulha e referência ao ano de criação do uniforme branco
- ↑ @Cruzeiro - Lançamento Camisa II
- ↑ Cruzeiro oficializa Penalty como nova fornecedora de material esportivo
- ↑ Penalty é a nova fornecedora de material esportivo do Cruzeiro
- ↑ Umbro é a nova fornecedora de material esportivo do Cruzeiro E.C.
- ↑ Cruzeiro confirma Umbro como nova fornecedora de material esportivo
- ↑ Em carta, Cruzeiro agradece Umbro por parceria de três anos e meio
- ↑ Cruzeiro vestirá Adidas já em 2020, e uniforme azul no centenário terá as famosas três listras
- ↑ Cruzeiro fecha contrato de três anos e terá material esportivo da Adidas a partir de 2020
- ↑ Perrella detalha acordo do Cruzeiro com a Adidas, e camisa será lançada no início do ano
- ↑ ADIDAS E CRUZEIRO APRESENTAM O NOVO UNIFORME TRÊS DA RAPOSA E RENOVAM PARCERIA ATÉ 2025
- ↑ Cruzeiro e Adidas renovam parceria até 2025
- ↑ Cruzeiro anuncia multinacional norte-americana como nova parceira UOL Esporte - Futebol
- ↑ Supermercados BH é o novo patrocinador máster do Cruzeiro
- ↑ Caixa Econômica Federal é a mais nova parceira do Cruzeiro
- ↑ Cruzeiro renova patrocínio com banco por mais uma temporada
- ↑ Cruzeiro renova patrocínio com a Caixa, mas não consegue reajuste
- ↑ Cruzeiro oficializa contrato de patrocínio máster com banco Digimais, produto do Banco Renner
- ↑ Cruzeiro confirma patrocinador máster e mostra como ficou a camisa de jogo
- ↑ Cruzeiro oficializa Bet Fair como nova patrocinadora master
- ↑ Betfair é a nova patrocinadora máster do Cruzeiro
- ↑ Com a presença de Ronaldo, Cruzeiro estreia camisa e revela novo patrocinador do clube
- ↑ Cruzeiro acerta patrocínio com BMG e Ricardo Eletro
- ↑ Guaramix é o mais novo patrocinador do Cruzeiro
- ↑ Cruzeiro deve renovar com patrocinador para 2015
- ↑ TIM fecha patrocínio ao Cruzeiro por três anos
- ↑ Zurich e Cruzeiro assinam contrato de patrocínio e acordo operacional
- ↑ 99Taxis é a nova patrocinadora do Cruzeiro Esporte Clube
- ↑ Maior de Minas acerta novo acordo com a rede de hotéis Super 8®
- ↑ Cruzeiro anuncia novo patrocinador para o calção
- ↑ Cruzeiro acerta novo contrato de patrocínio com Supermercados BH
- ↑ Clube faz novo acordo de patrocínio com a rede de Supermercados BH
- ↑ Parceiro Supermercados BH amplia vínculo com Cruzeiro Esporte Clube
- ↑ Anúncio de patrocínio