Atlético-MG 1x0 Palestra Itália - 01/02/1942

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Motivo: 2ª rodada do 3º turno - Campeonato da Cidade 1941


Confrontos posteriores e anteriores
Por temporada
Escudo Siderúrgica.png 2x2 Escudo Palestra Itália.png Gol aos  do Escudo América-MG.png 4x1 Escudo Palestra Mineiro.png
Por

Aguardando indexação...

No estádio


Contra Atlético-MG
Escudo Palestra Itália.png 2x2 Escudo Atlético-MG.png Gol aos  do Escudo Atlético-MG.png 2x0 Escudo Palestra Mineiro.png
1 de fevereiro de 1942 Atlético-MG 1 - 0 Palestra Itália Alameda (Belo Horizonte, MG)
Renda: 24:196$000":196$000" não está declarado como unidade de medida válida para esta propriedade.
Árbitro: Mário Vianna
Hamílton Gol aos 62 do 62'


Curiosidades

Último jogo com o nome Palestra Itália

A equipe do Barro Preto entrou em campo sem uniforme. Usou uma camisa azul com três listras horizontais brancas na altura do peito. Os dirigentes não justificaram a ausência do uniforme.

No dia 28 de janeiro, três dias antes, o governo brasileiro, pressionado pelos Estados Unidos, havia declarado guerra à Itália, Alemanha e Japão, o que marcou a entrada do país na segunda grande guerra.

No dia 4 de fevereiro de 1942 o conselho referendou a mudança do nome do clube de Palestra Itália para Palestra Mineiro, que seria alterado e oficializado como Cruzeiro na assembleia do dia 7 de outubro de 1942.

Origem da nova camisa

A camisa azul deste jogo é que originou a camisa azul do Cruzeiro. O azul é o mesmo da Azzurra, da família real Italiana (como acontece com a Holanda que tem na camisa de futebol a cor da realeza)... foi uma estratégia que veio antes de escolhido o nome Cruzeiro numa forma de driblar a exigência do governo brasileiro por conta da guerra contra o Eixo. Depois, para justificar o azul e não associá-lo a um símbolo da Itália, escolheram o Cruzeiro e disseram que o azul era do céu.

Referências