Categoria:Taça Brasil 1960

De CruzeiroPédia .:. A História do Cruzeiro Esporte Clube
Revisão de 18h35min de 30 de junho de 2017 por Camponez (discussão | contribs) (→‎Geral: usar automatico)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)


A Taça Brasil 1960, também chamada e reconhecida como Campeonato Brasileiro 1960, foi a 2ª edição oficial do torneio nacional organizado pela CBD.

Histórico

Com a conquista do Campeonato Mineiro 1959, o Cruzeiro pôde disputar o torneio ao lado de outros 16 campeões estaduais e fazer a sua estreia na Taça Brasil e, consequentemente, no Campeonato Brasileiro.

A edição de 1960 foi disputada no segundo semestre e durante o Campeonato Mineiro 1960. Apesar de ter virado o resultado negativo na primeira fase que participou, contra o Rio Branco capixaba, time não conseguiu passar pelo carioca Fluminense.

Sistema de disputa

Na primeira fase 15 clubes foram divididos em zonas regionais (nordeste, norte, leste e sul). A zona nordeste com 3 clubes, a norte com 5, a sul com 3, a leste com 4. A zona norte contou com uma fase preliminar e as demais com apenas duas fases. Em cada fase as chaves eram formadas por apenas duas equipes que se enfrentaram em turno e returno.

Avançaram para a segunda fase os vencedores de cada zona. Os vencedores da nordeste e da norte formaram a chave norte; e os vencedores da sul e da leste, formaram a chave sul. As equipes se enfrentaram em turno e returno.

Na semifinal os vencedores das chaves sul e norte se juntaram aos campeões paulista e pernambucano, que entraram diretamente nesta fase. São Paulo e Pernambuco foram contemplados com estas vagas por terem sido os estados finalistas do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1959. O Campeão paulista enfrentou o vencedor da zona sul, enquanto o pernambucano o da zona norte.

Avançaram para a fase final os classificados da semifinal que se enfrentaram em turno e returno pela disputa do título. A partir deste ano, o Campeão Brasileiro, garantiu vaga para a edição do próximo ano e abriu mais uma vaga para o seu estado.

Critérios de desempate: na igualdade de pontos nos dois jogos, um terceiro jogo era disputado para definir a vaga; caso ocorresse empate, se classificaria a equipe com melhor "goal-average" (média dos gols marcados dividido pelos gols sofridos) nos três jogos da fase. Se mesmo assim o empate persistisse, a vaga seria decidida no sorteio - cara ou coroa.

Geral

Mando de Campo Jogos Vitórias
(aprov.)
Empates Derrotas Gols Feitos Gols Sofridos Saldo Gols
Geral 5 2
(40,00%)
1 2 4 (méd:0,80) 6 (méd: 1,20) -2
Mandante 2 0
(0,00%)
1 1 1 (méd:0,50) 2 (méd: 1,00) -1
Visitante 3 2
(66,67%)
0 1 3 (méd:1,00) 4 (méd: 1,33) -1

Artilharia

Atualizado no dia do último jogo considerado: 20/09/1960 - Fluminense 4 x 1 Cruzeiro
- Jogador Gols Gol aos do
Raimundinho 2
Hilton Oliveira
Nelsinho
1